domingo, 13 de maio de 2012

Prévias do PT Ananindeua: Os Candidat@s

                                       Professora Maria Aranha
     DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA PLATA – ARGENTINA
      MBA EM GESTÃO DE PESSOAS PELO IBPEX - INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA E EXTENSÃO
·     PEDAGOGA COM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PELA UEPA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ;
·     GESTORA DO COLÉGIO ALPHA SAYKOO (ANANINDEUA)
·     TRABALHOU COMO PROFESSORA:
- DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA REDE ESTADUAL - (APOSENTADA)
- DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA APAE
- DE PEDAGOGIA NO IESB
·     COORDENOU A COMISSÃO DO SINTEPP PARA INCLUSÃO DE 50% DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - EM 1994
COMO MILITANTE DO PT:
·  PARTICIPOU DAS ATIVIDADES DE COMBATE À DITADURA E PELAS DIRETAS JÁ
·  ATUA NO NÚCLEO DE BASE DO PT DO JARDIM AMAZÔNIA I E ADJACÊNCIAS - JAMA
É COORDENADORA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UBM/ANANI - UNIÃO BRASILEIRA DE MULHERES – NÚCLEO ANANINDEUA 


Professora Socorro Lopes


 
Pós-graduada em Gestão Ambiental, pelo Núcleo de Meio Ambiente da UFPA - 2008, aluna especial do Mestrado acadêmico em Ciências Ambientais da UEPA -2011, Bióloga formada pela Universidade Federal do Pará -1987. Professora AD4 da Secretaria de Estado de Educação, Professora Conteudista da Universidade Federal de Ouro Preto-MG.
 
Coordenadora Estadual de Educação Ambiental pela SEDUC, no governo do PT 2007 a 2010, Presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental -CIEA/PA 2007 a 2010. Coordenou a elaboração do Programa de Educação Ambiental do Estado do Pará - 2008, Publicaçao: Revista de Educação Ambiental: Resíduos Sólidos - O Lixo Urbano - no prelo UFOP. Coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador Escola Regina Coeli/MEC, implantou na Escola o Projeto de Iniciação Científica - COMITÊ CIENTÍFICO composto por jovens do ensino médio. AUTORA do Programa de Educação Ambiental VAMOS CUIDAR DO PARÁ COM AS ESCOLAS- Formando COM-VIDAS E AGENDA 21. Fundadora do Coletivo de Facilitadores de Educação Ambiental - CFEA-PA

MILITÂNCIA : Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade -MMCC 1982 a 1990, Comissão de Bairros de Belém 1984 a 1996, Movimento pela Libertação dos Presos do Araguaia- MLPA, Lutou pela conquista da meia passagem no período de 1982 a 1985.DIRETAS JÁ.  Ambientalista, lotou em defesa dos atingidos por barragem 1985 1990. Em 1983 ingressou no Partido dos Trabalhadores, militando em Belém, em 2000 passa a militar em Ananindeua. Membro do Diretório Municipal do PT Ananindeua.
                                         
Raoni Raiol Torres





 Estudante do 5º semestre de história na ESMAC e  de Gestão Pública na ANHANGUERA. É militante da Juventude do PT.



Professor Favacho





Estudou na instituição de ensino Universidade Federal do Pará - UFPA. Professor da rede pública estadual do Pará.  É Dirigente do PT Ananindeua.








Luís Freitas



Luís Freitas: militante desde a década de 1980; filiado ao PT a 15.05.1987; formado em jornalismo pela UFPA; assessor sindical da AEBA; professor da rede municipal (Ananindeua); foi vereador de 1996 a 2000; presidente do PT Ananindeua de 2001 a 2005; candidato a prefeito em 2004; chefe de gabinete do então vereador e hoje pré-candidato a prefeito de Belém, Alfredo Costa, de 2001 a 2004; secretário municipal de cultura de 2005 a 2006; secretário de segurança e defesa social de Ananindeua de 2006 a 2012.
           

22 comentários:

Anônimo disse...

Se votasse nas prévias petistas, escolheria umas das professoras.

Anônimo disse...

Maria Aranha para botar o PT nos trilhos.

Anônimo disse...

juntando TODOS ESSES AI N sai um. eita PT BOM ...

Marí disse...

Voto e peço o voto d@s petistas para MARIA ARANHA. Maria Aranha significa: a OUSADIA das mulheres na disputa e ocupação dos espaços de poder; renovação no PT; mostrar ao povo Ananin o MODO PETISTA e FEMININO DE GOVERNAR

nato bandeira disse...

Pela mudança: Profa Socorro Lopes

Anônimo disse...

Acessei o AD e caí num estado de depressão profunda, quando me deparei com tão "ilustres" candidatos a uma prévia interna do combativo, organizado e dirigente PT de Ananindeua.

Na disputa as eternas figurinhas carimbadas: Professor Favacho e Luís Freitas, que perderam total credibilidade da militância, quanto mais da sociedade... até aí, tudo bem, esses não largam o osso mesmo.

Mas aí, representando a combativa juventude, o inespressivo Raoni, que não consegue mobilizar a juventude e quer ser candidato. Raoni, vai mobilizar e aproveita estuda um pouquinho mais.

Quanto as candidatas, hoje, elas estão na ordem do dia, a Professora Maria Aranha, deve ter uma teia muitooo grande de conhecidos, pois não passa de uma ilustre desconhecida.

Já a Professora Socorro Lopes precisa ralar um pouquinho mais como professora, ambientalista, movimento de mulheres, deixar de ser uma liderança virtual. Seria interessante que ela explicasse esse título "Professora Conteudista da UFOP/MG"? Seria um novo curso de "pós-graduação"??????

Eita PTzão bom de Ananindeua... com uma prévia dessas e esses ilustres, os outros candidatos estão desesperados, apavorados... nao tem pra ninguém...

Anônimo disse...

E vai faltar espaço para tanto certificado, possivelmente para o diploma de prefeita não é anônimo das 14: 36 ?

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk, esse anonimo ai é p eu rir mesmo mais q cara, quem n larga o osso é o LUIS FREITAS q está mamando nas tetas do governo Barbalho a 8 anos e falam as mais línguas ate conseguiu montar um bom império, e o Favacho e um militante do PT q sua tendencia n sabe aproveitar e deixa o cara ao vento, e querer unificar a JPT a vc está brincando n é então vc n conhece o PT como um todo e pergunta por ai na militância do PT quem é esse camarada inespressivo, a companheira Maria e uma militante qualificada e que só falta conhecer um pouco mais o PT e a companheira Socorro quebrou o cordão ubilikal q tinha com o Luis e estão se rebelando demostra maturidade da companheira ai.

Vox disse...

Cara Mari, o modo petista e feminino de governar é o apresentado por Ana Júlia?

socorro disse...

Seria muito interessante que você anônimo se identificasse. Mas não tenho problema em explicar para contribuir com sua formação: Professora Conteudista é aquela que ministra conteúdo programático de cursos a distância (EAD). Uma das grandes metas do Governo Lula e Dilma. Sou professora Conteudista da UFOP/MG do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida, curso ofertado pelo Ministério da Educação através da UFOP para os Estados do Pará, Acre,Amapá, Rio de Janeiro, Bahia.

Daynara Calandrine disse...

-Quem ainda vai ter coragem de votar em outros candidatos nas prévias? A Prof. Socorro Lopes com toda certeza merece mostrar o modo petista de governar com urgência para Ananindeua, mulher, autêntica paraense já mostrou que é capaz de realizar as mudanças quando levou jovens desse estado até lugares nacionais e internacionais!
Acredita no protagonismo juvenil, cria praticas educacionais que dão certo, incentiva a qualidade de vida na escola, sociedade, disseminadora de novas ideias dentro do nosso estado..De rocha nem precisa pensar duas vezes né companheiros ;)
*Minha opinião!
#FicaDica :D

Anônimo disse...

É anônimo das 19:19, das duas uma, ou você não entende nada de política, ou é um ingenuo últil, pois não compreender que o pt ananin não é combativo, está longe de ser organizado e muito menos é dirigente, é não conseguir lê o que ele representa no tabuleiro da política ananin.

Queria lhe lembrar que a prévia é para escolher candidato do pt à prefeito e não pra Centro Comunitário. Ou seja, cidadão os ilustres estão se colcando, também para negociar cargos, como fez, desde o início, o Luiz Freitas.

Quanto as candidatas, na basta serem "qualificadas", é preciso terem representatividade junto a sociedade e, isso, obviamente, elas não tem, significa que cumprirão o mesmo papel, ou seja, negociar cargos a elas e seus grupelhos.

E pt saudações......

Bruno Calheiros disse...

A pior fase da Jpt foi com o Raoni, ele realmente precisa melhorar muito, mais esse ja é um caminho, é assim que se começa e realmente precisamos de renovação, de jovens que como ele, metam a cara a tapa e venham para a disputa!!!... O companheiro favacho realmente não é aproveitado da forma que ele deveria por sua tendencia, porem, ele não consegue manter ninguemk ao seu lado e esse é o candidato ideal? para mim nao!!!... com relação as mulheres, Quem é Tia Socorrinho Lopes?... Uma militante virtual, que não mostrou conteudo algum nos poucos debates que aconteceram e que muito ao contrario, so apareceu para da forma mais despirocada possivel bater no candidato luiz, essa nao tem chance alguma!!!.. Uma boa noticia foi a Candidata Maria Aranha, que realmente mostrou ter conteudo, mais infelizmente e da mesma forma que a Tia Socorrinho, ela so apareceu agora e é por essas e por outras, que eu apoio Luiz Freitas!!!

Anônimo disse...

BRUNO TODOS E TODAS SABEM PQ VC APOIA O CANDIDATO DO BARBALHO, PQ ELE COMO POSSO DIZER ELE DEU O Q VCS QUERIAM COMO VCS FIZERAM EM bELÉM VCS DO MS, BRUNO VÁ LER MAIS E TER ALTO CRITICA POIS VC AINDA PODE SER UM BOM QUADRO P O PT, EN FICAR NESSA DE VACA LOUCA NO PASTO SEM SABER O Q FAZER,QUERO SÓ VE QUANDO O BARBALHO N CUMPRIR O ACORDO COM VCS, E VCS PERDEREM A VAGA Q VCS TEM N PREFEITURA POIS COMO ANDAM AS COISAS QUEM VAI GANHAR ESSA PREFEITURA INFELIZMENTE E O PSDB...POR CAUSA DE PESSOAS Q NEM VC Q N SABE O Q FALA,VC N CONHECE A SOCORRO PQ VC N LITA DENTRO DO PT, E N SEI COMO VC FALA DA GESTÃO DO COMPANHEIRO RAONI SE VC PARTICIPOU DELA E FOI O 1º A BOICOTA N FEZ NADA, O FAVACHO ESTÁ EVOLUINDO ESTÁ SAINDO DE PERTO DE PESSOAS Q SÓ LEVAVAM O PT P TRÁS ELE FOI O TEU CANDIDATO NO ULTIMO PED N FOI. TENHA MAIS RESPEITO COM AS PESSOAS VC N É MAIS UMA CRIANÇA...



lAURA -PT Pará

Anônimo disse...

Bruno,
Eu concordo a tua preocupação em relação a secretaria de juventude que mobiliza para um debate importante como as prévias, amenos que dez jovens. A JPT tem centenas tem mais de mil jovens é só consultar a listagem de filiados.
O Luan aimda convocou outro debate e disse que os canditatos não o convenceram. Que contradição meu companheiro!E o encontro de juventude na FAAM, que tinham menos que trinta pessoas e eles fizeram uma ata com 80 pessoas?
Eu provo o que falo!
SALVE A JUVENTU DE DO PT.

Anônimo disse...

Opinião do internauta
Que Balcão enrolado e gordo é esse, CHÊ?

Enquanto o Luís Freitas, de um lado entra com recurso contra a Chapa Esquerda Viva e, ainda, expõem na mídia pessoas como o professor Favacho e sua companheira Léia Laurentino, com falsas acusações, do outro lado a máquina dos barbalhos executa nomeações de última hora para garantir às prévias ao Freitas.
Nesse pacote, tem novamente nomeações do Fernando Binladen como Monique Ávila. O ver. Pedro Soares não ficou atrás e decolou a nomeação de Maria de Fátima Soares e o ex-secretário Felipe Bastos, deixa de ser Secretário, mas logo vira assessor estratégico e o partido nunca é avisado, pois tamanha é a subserviência imposta pela turma do Luís e do Felipe. Nomear, é claro é uma prerrogativa do prefeito municipal, é legal e correto. Mas quando se trata de nomeações de pessoas do PT de forma aleatória do ponto de vista partidário é uma fraude na aliança que não é partidária; é pois, consorciada.( ver diários da PMA de Abril e Maio)
Mesmo com a impugnação de 160 militantes da nossa chapa vamos marchar para a vitória.O que mais o Luís pode fazer pra não perder as prévias e ser o candidato do Helder no PT. Será que a os simpatizantes da Militância Viva é que são os equivocados. Ou a onda vermelha vai engrossa r e mudar o rumo do PT e Construir uma nova Ananindeua.

Bira Diniz disse...

A meu ver a maioria dos comentários que estão postas neste blog não fazem jus ao nome: “Ananindeuadebates”. Penso que perdemos uma boa oportunidade para debates consistentes e profícuos sobre nosso PT, sobre a realidade do município, nossa estratégia eleitoral, o modo petista de governar e legislar, que município queremos e assim por diante. Temas que poderiam estar sendo debatidos: a) política habitacional; b) política de transporte, especialmente a questão da malha viária; c) desenvolvimento sustentável do município (tem conjunto habitacional construído quase no leito do rio, como é o caso do rio Maguarí – sem nenhum debate e/ou relatório do impacto ambiental que pode causar); d) questão do saneamento básico; e) segurança; Educação; f) saúde e demais políticas sociais do governo federal no município. Mas não dá mais tempo, a escolha da candidata ou candidato vai ser domingo dia 20/05. Finalmente quero dizer que minha candidata a Prefeita de Ananindeua é a Profª Socorro Lopes.
Bira Diniz.

Bruno Calheiros disse...

Eu apoio o Luiz Freitas porque de fato ele é o melhor nome que temos nesta disputa, digam o que disserem, só batem quando a pessoa incomoda!!!... O meu grupo político não se vende meu companheiro anônimo e eu só vou discutir isso contigo, quando vc mostrar sua cara, bater e ficar no anonimato é fácil!!!... Queria agradecer suas palavras com relação ao meu futuro político e dizer-te que eu leio muito sim meu caro!!!... Nós não vivemos de cartgos, muito pelo contrario, eu em particular meu camarada, nunca precisei de cargos para fazer política!!!... Vc esta sabendo bem ne caro anônimo?... Para de pronto declarar que os tucanos ganharão a eleição, nem dormirei de tanta preocupação!!... Realmente eu fiz parte da 1ª gestao da Jpt ananin e se teve falhas, eu fiz parte dessas falhas e espero que não ocorram nessa atual gestão!!!

Marí disse...

Já trabalhei na Prefeitura de Ananindeua nas gestões tucana e pmdbista. Conheço o peso da opressão desses governos, principalmente para com aqueles que não são concursados e que, em alguns casos, não tem competência para trabalhar em outro ramo, por isso entendo a falta de coragem dessas pessoas que ficam no anonimato. Seria muito melhor o debate se pudessemos identificar cada um. Ao anônimo das 14:36 do dia 14 digo que só ele acertou apenas sobre 1 dos pré candidatos do PT: o LF perdeu o respeito da grande maioria da militância do PT e da sociedade, principalmente por ter se prestado ao ridículo papel de desmobilizador do Movimento Social em Ananindeua. Quanto aos demais companheir@s: FAVACHO conseguiu ser o candidato oficial da DS, isso significa respeito da militância; RAONI se fosse tão inexpressivo vc não o estaria citando em seu comentário; MARIA ARANHA e SOCORRO LOPES podem não ser conhecida por vc e pela elite política mas com certeza, a sociedade Ananindeuense as conhecem e respeitam principalmente por prestarem relevante papel de transmitir o conhecimento intelectual a diversas gerações.
Ao anônimo das 11:31 do dia 15 digo que VC precisa conhecer melhor as pessoas para poder comentar sobre elas. Ao dizer que AS CANDIDATAS PT estão para negociar cargos deve ser por se basear em vc mesmo. Há um provérbio que diz: quem disso cuida, disso usa.
VOX, o governo Ana Júlia teve eqívocos sim, porém, até o menos informado eleitor sabe que um consórcio formado por uma elite MACHISTA, RETRÓGADA E CORRUPTA, QUE TEVE SEUS INTERESSES CONTRARIADOS DESPEJOU DINHEIRO, (vindo talvez até do Carlinhos Cachoeira) NA "BOCA DE URNA" PARA impedir sua reeleição.
Seu comentário revela o seu machismo e sua ignorancia.
Finalizo dizendo que o PT não precisa de "nomes conhecidos" pois basta a sigla PT dentro de uma estrela vermelha e uma militância aguerrida, disposta a formar uma grande onda vermelha para mudar o rumo de Ananindeua. É disso que a oposição tem medo. Na prévia do PT voto 9 - Chapa ESQUERDA VIVA e MARIA ARANHA prefeita porque tenho certeza que Ananindeua pode ser refeita.

Anônimo disse...

A Marineide assume que serviu aos governos tucanos e do pmdb, sempre como DAS, e quem não tem respeito da militância é o Luís Freitas. A Mari ainda tem a cara de pau de pedir voto pra desconhecida Maria Aranha. Essa é pai d'egua!

Prof. Nogueira

socorro disse...

O que minha pré-candidatura a Prefeita pelo PT, quer para a sociedade de Ananindeua: JUVENTUDE - A cidade deve possibilitar o acesso dos jovens à educação, ao trabalho, ao transporte público, à cultura e ao lazer, tornando o espaço urbano dos jovens saudável, diverso e democrático. Os jovens do século 21 estão mais bem informados que outras gerações sobre a convivência com o planeta. A temática ambiental e sua relação com a juventude está na ordem do dia da agenda pública. A juventude de Ananindeua deve ter oportunidade de ampliar sua inserção no movimento de juventude e meio ambiente para promoção da responsabilidade ambiental.EDUCAÇÃO - Políticas públicas de educação sérias para a transformação a partir da escola. O jovem é o principal agente em formação e ao mesmo tempo formador, protagonizando seu presente.Educação de qualidade com valorização do profissional.
MUITO DEVE SER CONSTRUÍDO EM E PARA ANANINDEUA. O PT É PARTIDO QUE PROMOVE ESSAS TRANSFORMAÇÕES ANANINDEUA NÃO MERECE SER EXCLUÍDA DE POLÍTICAS SÉRIAS! VOTE ESQUERDA VIVA 09 E Profª Socorrro Lopes 04!

Marineide disse...

Desconheço vc prof. Nogueira, pelo menos de nome, e acho que você também não me conhece, caso contrário saberia que nunca deixei de dizer que trabalhei nos dois governos NÃO PARA SERVIR OS TUCANOS OU AO PMDB. Quem me conhece e conhece a história de Ananindeua sabe que minha contratação no governo tucano foi uma EXIGÊNCIA das lideranças do Movimento Social e até dos Secretários que compunham o Conselho Municipal de Assistência Social, que reconheceram minha competência para o cargo de Secretária Executiva. Essas lideranças sabem também o quanto foi dificil me manterem no cargo, que ao contrário do q vc diz, não era DAS. No governo pmdbista também exercí a função de Secretária do CMAS e outras funções, sem DAS. Apenas quando fui para a vice prefeitura, em janeiro de 2009, recebia DAS 5, mas abrí mão dele quando fui INTIMADA pela vice prefeita a cumprir tarefa que ía de encontro aos meus princípios, coisa q sei q muitos não fizeram e não fazem.
Meu voto na prévia do PT é da MARIA ARANHA por que entendo que a política partidária precisa de renovação e de ética, principalmente em Ananindeua. Todos os conhecidos, um dia foram desconhecidos.