segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Quem vai ser oposição em Ananindeua?



Na sexta-feira (07/12) foi a diplomação dos políticos eleitos que irão exercer os mandatos por quatro anos em Ananindeua e Marituba. Prefeitos e vereadores receberam o aval do TRE para cumprir o que manda a Constituição, em relação aos mandatos populares - se vão cumprir nem mãe Dinah pode prever. A solenidade deixou a turma do blog com a pulga atrás da orelha: vai ter oposição em Ananindeua? 
 
Marituba já é um caso perdido, ali o senhor é o prefeito e para os vereadores nada faltará. Quanto a Ananindeua: será que não teremos oposição na Câmara Municipal de Ananindeua (CMA)?
 
Toda unanimidade é burra, como dizia Nelson Rodrigues. Pela movimentação do cordão dos puxa-sacos que andam atrás do "Dr" Pioneiro, não teremos oposição, como  dizia um ex-futuro prefeito:  vereador de Ananindeua se compra no atacado. Ananindeua é  a terra dos políticos onde "manda quem pode, obedece quem tem juízo",  frase que ficou célebre nos corredores políticos ananin, declamada pelo saudoso Tonico Vicente.
 
Já tivemos oposição e debates na CMA
 
Lembramos o professor Luís Cavalcante, que mandava ver, João do Aurá, um político sério. Além deles, tínhamos parlamentares que faziam daquela Casa um palco de grandes debates, como o saudoso Nonato Sanova, o vereador Elias Barreto que está voltando (será que vai voltar a defender a Prefeitura do Coqueiro?). Mas no geral a mediocridade é a marca dos edis de Ananin,  com seus requerimentozinhos para pedir asfaltamento de rua, título de cidadão para puxar o saco de seus cabos  eleitorais e autoridades e aprovação de leis que não saem do papel. Fiscalizar  o chefe, nunca! Como diz um desses: “Agora é o chefe que manda”. E  assim caminham os medíocres.
 
O que se pergunta é: quem vai cobrar melhorias para Ananindeua? Quais os vereadores que irão fiscalizar o Executivo e propor leis que melhorem a vida da população carente?  Vão fiscalizar o dinheiro público? Cobrarão do prefeito suas propostas de campanha?
 
Uma Ananindeua grande
 
Ananindeua  é uma  cidade com mais de 500 mil habitantes, precisa debater o seu presente e o seu futuro.  Uns acham que o tempo é o senhor  da razão, mas o tempo não para, como cantava Cazuza.
 
A sociedade de Ananindeua precisa acordar:
 
Talvez só tenhamos oposição das ruas. Depois que passar o encantamento da serpente, a sociedade ananin deve começar a cobrar as políticas públicas e as promessas de campanha feitas pelo "Dr" Pioneiro, apesar dos governos  tucanos serem à base de  propaganda (Orly é um gênio, cria tucanos de papel). Mas a dor da gente não sai no jornal. Esperamos que esta terra ananin ainda cumpra seu ideal e se torne uma grande Marabá.
 
Renovação na CMA
 
Quase 50% dos vereadores da atual legislatura perderam seus mandatos. Tomara que a futura legislatura não seja, em sua maioria, composta  de vereadores  "Carlucios",  usando o dinheiro público para fazer   assistencialismo. Aquela Casa, a terceira Casa Legislativa do Pará, precisa estar à altura da segunda maior cidade do Pará e deixar de ser uma camarazinha de cidade de 20 mil habitantes.
 
Vereadores já assumem de férias
 
Um grande passo para começar a moralizar a Casa é acabar com o recesso de 45 dias: o vereador assume no dia 1º. de janeiro e só volta ao trabalho no dia 16 de fevereiro. Qual vereador se habilita a defender o fim dessa mordomia?
 
Diárias: uma viagem na CMA
 
Outra aberração são as diárias de viagem, que fazem a festa dos edis ananindeuaenses, uma maracutaia para aumentar a verba dos vereadores.
 
Por enquanto é só.

8 comentários:

Anônimo disse...

Quem tem boca fala o que quer! Só não entendi porque não citastes os ex-vereadores Luis Freitas e Pedro soares "Grandes Combatentes" do PT! O que restou do PT Ananin? Será que o Vereador eleito pela legenda vai fazer oposição? ou será cooptado? Quanto ao instituto da reeleição, sua mágoa deve ser pelo fato de nenhum político do PT ananin nunca ter sido reeleito. Porque será? Acho que esse assunto merece um Post! Será por que não fizeram "assistencialismos"? Ou porque foram reprovados mesmo por quem os elegeu? Será que os festivais de quadrilhas juninas não foram suficientes para angariar votos?

Anônimo disse...

Realmente concordo com o Post anterior... cade a oposicao do PT?? Um partido que tem se caracterizado em Ananindeua por eleger vereadores mediocres com cerca de 800 votos que nao tem representatividade alguma.
Talvez por isso a magoa do blog...

Anônimo disse...

O Vereador do Pt já se vendeu para o psdb,pois já negocia junto com o quase ex vereador Pedro o apoio a chapa da vereadora Francy para presidência da Camara .

Anônimo disse...

Como oposição se o PT lambe os pés dos Barbalhões e perde sua identidade quando se anula aos ideias que antes defendiam. Não se fazem mais vereadores como o Professor Antonio Carlos que teve um mandato que acirrava os debates na casa legislativa, agora é os bonecos de miriti um balaçando a cabeça pro outro.

Bruno Calheiros disse...

Vc se esqueceu neste Post caro rui, do combativo Vereador Juscelyno Lisboa, o nosso juscelyno do Pt, que foi extremamente combativo nos seus 4 anos de oposição contra o governo Pioneiro!!!... Não faça essa injustiça contra quem sempre foi um valoroso e combativo companheiro, pois vc tmbm contribuiu com este mandato e ele não merece!!!... Mais teremos sim oposição... O Pcdob e o PPL prometem fazer mandatos oposicionistas e o P`t em sua ultima reuniao do DM descidiu pela logica e clara oposição, com o vereador declarando que sera oposição sim ao mandato tucano.

Anônimo disse...

Vai ser difícil alguém se apresentar para fazer oposição na CMA. Tudo porque ninguém quer bater de frente com a bancada do pó governista (Gordo do Aurá e louro do frango). Ser oposição, portanto, é perigoso e faz mal à saúde.

Anônimo disse...

Muca fazendo oposição ao pioneiro? onde isso bruno? só se for em seus sonhos!!!!

Anônimo disse...

Quanto ao Kley alves, jamais seguirá determinações do DM, vide exemplos de Luis Freitas, Filippe Bastos, Pedro Soares etc....