quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Triângulo das Bermudas: PSDB na Região Metropolitana de Belém


O PSDB está no governo do Pará há dois anos, sob o comando de Jatene: Danielzinho, um adolescente estudante da IFPA em Belém, já foi assaltado três vezes em frente à escola; a ALPA não sai do papel; a segurança pública está um caos; a Bolsa Escola criada por Ana Júlia, que tirou vários jovens da situação de risco, escafedeu-se; o Navegapará caminha para ser um “jateve”; a Avenida Dalcídio Jurandir (que uns vereadores babacas trocaram o nome para Centenário) hoje é a avenida da morte; e por aí vai o jeito tucano de desgovernar. 
 
Agora temos nosso Triângulo das Bermudas. A vitória do PSDB nas três principais cidades da Região Metropolitana de Belém (RMB) - Belém, Ananindeua e Marituba - pode deixar uma marca ruim para essas cidades: algumas políticas públicas, que foram consolidadas ao longo dos anos, podem sumir; Duciomar já tinha feito um estrago com as políticas públicas do governo petista sob o comando de Edmilson, hoje no PSOL; em Ananindeua, Helder bem ou mal organizou a máquina pública, com a bolada que recebeu do governo federal, em oito anos fez algumas poucas coisas (Bosque, Seringal, o Restaurante Popular e a saúde saiu da UTI). A cidade  no tempo de Pioneiro era um caos, nada funcionava e ele administrativa via bilhetinhos, escritos nos intervalos dos “babas” (“peladas” em baianês) no seu sítio;  Marituba, pobre Marituba! trocou seis por meia dúzia na escala negativa. 
 
Em quatro anos a nossa RMB pode se tornar o Triângulo das Bermudas, com o desmonte das políticas sociais e públicas: o fim dos concursos e o apogeu da  terceirização. O projeto do estado mínimo perverso tem seu grande celeiro aqui, com o PSDB no “poder”. As administrações tucanas podem levar a pó toda a política acertada feita pelo governo federal em parceria com os governos municipais.
 
Como os navios que sumiam naquele estreito do mar do Caribe, Belém, Ananindeua e Marituba podem sumir do mapa das políticas públicas e sociais.
 
Há uma luz no final do túnel:  
 
A sociedade tem que fiscalizar e cobrar. Se de um lado teremos a propaganda tucana tentando transformar água em vinho, do outro lado teremos as redes sociais fiscalizando, cobrando e denunciando. 
 
Navegar é preciso, protestar também.


Um comentário:

Anônimo disse...

Peça pra vereadora "atuante" franci pereira fiscalizar!!!!!!