segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Assassinado o presidente PCdoB de São Domingos do Araguaia, Pará


Via Dol Olline

O presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de São Domingos do Araguaia, Luiz Antônio Bonfim, 45 anos, foi assassinado, na manhã de sexta-feira (12). Ele foi abordado em uma padaria do município, quando comprava pão.

Por volta das 6h, 2 homens chegaram de motocicleta ao estabelecimento e dispararam 6 tiros na cabeça de Luiz. Os criminosos fugiram em seguida e não foram identificados. A vítima liderava uma ocupação de terra na região do “Tabocão”, em Brejo Grande do Araguaia, cidade vizinha. O caso foi registrado na delegacia de São Domingos do Araguaia.

AGRÁRIO

Para o ex-vereador Paulo Fonteles Filho, dirigente do PCdoB no Pará, o crime pode estar relacionado a questões fundiárias. “Há duas situações estranhas para serem esclarecidas: Luiz investigava a morte de seu irmão e também liderava a ocupação do ‘Tabocão’”, afirma. Agenor Bonfim, irmão de Luiz, foi assassinado no município há 2 anos. Até hoje, o crime não foi esclarecido.

Fonteles afirma que o assassinato de Luiz deixou a população local muito assustada. “É uma vergonha para o nosso Estado os índices de crimes agrários que nós temos. O Pará é líder no Brasil”, afirma. Luiz também produzia próteses dentárias e era conhecido na região como “Luiz dentista”. Nas últimas eleições municipais, concorreu ao cargo de vice-prefeito do município, mas não ganhou.

MAIS UMA VÍTIMA

A direção estadual do PCdoB se pronunciou, por meio de nota, sobre o assassinato e a ineficácia da segurança pública estadual. “O camarada Luiz Bonfim foi mais uma das inúmeras vítimas da violência que há muito campeia nosso Estado”, diz o texto, ressaltando que o crime coloca em descrédito a política de segurança pública do Pará.

O partido pede que o Governo do Estado some todos os esforços para a apuração dos fatos que resultaram na morte de Luiz . A Polícia Civil de São Domingos do Araguaia informa que o delegado Vinicius Cardoso já ouviu duas testemunhas e novos depoimentos ocorrerão no decorrer desta semana.

A perícia no local do crime já foi feita e o delegado aguarda o laudo pericial, que deverá ficar pronto em até 30 dias. O delegado informa que não descarta qualquer possibilidade, mas afirma que não há indício, até o momento, de que o crime seja motivado por questões agrárias.

Já a Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá informa que não existe qualquer registro de ameaça contra a vítima. Porém, ressalta que toda hipótese será apurada até se chegar a uma linha de investigação. A nota diz ainda que nada foi roubado de Luiz, o que “fica evidente que o alvo dos motoqueiros era a vítima”.

Nenhum comentário: