domingo, 12 de janeiro de 2020

O xadrez da sucessão de Pioneiro: Miro Sanova rompe com o governo municipal, e confirma pré-candidatura para prefeito


Ananindeua hoje  é um dos principais centros políticos do estado, com seis deputados estaduais um federal e o governador, o município tem uma importância politica que vai além da sua fronteira,temas  debatido aqui entra para a pauta estadual. A eleição para prefeitura de 
Ananindeua deve ser uma das mais disputadas no estado. Se a cinco meses atrás tínhamos um clima ameno e de passagem de faixa tranquila, hoje a disputa entrou  em clima de batalha.
 A pré-candidatura deputado Miro Sanova,  coloca um novo ingrediente na disputa. O parlamentar que é ananindeuaense,  filho  do saudoso Dr. Nonato Sanova (médico e politico),  vem de uma trajetória   crescente na politica,: foi  secretario municipal, vereador duas vezes e estar no seu segundo mandato de deputado estadual.  Ele até quatro meses atrás não tinha sinalizado que iria disputar a sucessão do prefeito Pioneiro, isso deixou a disputa um pouco sem sal, pois o nome  mais exposto era do deputado Dr. Daniel, presidente da Assembleia. 

Pesquisas apontam que 50% dos eleitores não decidiram seu voto na eleição de 2020

Pesquisas apontam que ate agora 50% dos eleitores  não decidiam seu voto para prefeito e quase 80% para vereador,  O jogo  realmente começá agora, com  alguns   nomes de possíveis pré-candidatos: Dr. Daniel (MDB), Miro Sanova (PDT), Beto Andrade (PSOL),  Paulo Ferreira (PV), Carlito Begot (PSD) Major Marcony (PRTB), Dr,Newton Pereira (PT) (o partido ainda não definiu  o nome).

Pré-candidatura de Miro  Sanova mexe no cenário da disputa e incomoda Pioneiro

O nome do deputado começou a ser ventilado no mês de setembro com a vinda de Ciro Gomes e de Carlos Luppi para o encontro do PDT do Pará. Declarações dos dirigentes  nacionais do partido defendendo a candidatura a prefeito, mexeram no cenário politico municipal e estadual. Com o nome colocado, acabou atraindo outros nomes para uma  eleição que parecia  consolidada. Pioneiro vem colocando a máquina municipal a favor do seu candidato, exigiu que o vereador Alexandre Gomes (PSB) retirasse sua pré-candidatura, pois ameaçou tirar a Secretaria de Cultura do  PSB. Rompeu o acordo com o PDT de governabilidade, e o partido saiu da administração municipal. Tudo isso para impor seu candidato.


PDT perde 

PDT municpal perdeu dois vereadores e secretários municipais, em uma ação direta de esvaziar a pré- candidatura  do pedetista. Segundo   avaliação de um cientista político o efeito foi bumerangue, criou um clima de consolidar o partido,  com á adesão de possíveis pré-candidatos a vereadores, que avaliaram  ter chances de se eleger sem os dois vereadores , e os secretários candidatos, , que deixaram a legenda

Pedras no caminho

O governador e o prefeito devem apoiar a pré- candidatura do Dr.Daniel. o
O governador mais cauteloso, o prefetio Pioneiro talvez mais incisivo. Tambem a forte adesão de partidos da base aliada do governo municipal e estadual, a pré-candidatura  do Dr. Danel é uma Pedra no caminho para Miro Sanova, ou ao contrário.

As movimentações de Miro

Depois que sua candidatura se consolidou o deputado mexeu em peças do tabuleiro: ganhou apoio de alguns partidos, da Associação Famosa de Ananindeua, atraiu lideranças comunitárias e politica, e tem conversado com dirigentes da base de apoio do governo estadual e municipal. talvez aposte no voto silencioso.

A eleição de Ananindeua tem um grande cabo eleitoral: As Redes Socias

Apesar de ter quase 600 mil habitantes, Ananindeua não tem um grande jornalão  diário, uma TV aberta local, uma radio difusora com uma  grande  potencia que cubra toda cidade. Hoje as informações da cidade se dar nas redes socias, portais, blogs, e tabloides mensais, rádios comunitárias.  As redes socias, tanto as profissionais como as de influenciadores, são o grande meio de comunicação do município. Mas a cidade   tem uma  forte comunicação no "boca a boca." Lembramos que  na ultima eleição o prefeito Pioneiro que  sabe articular muito bem esse tipo de comunicação popular,  derrotou o radialista Jefferson Lima, que ganhava nas pesquisas, e perdeu nas urnas.

Vamos esperar as próximas mexidas no tabuleiro da sucessão





Nenhum comentário: