Ananindeuadebates - Vereador, quais as principais ações do seu mandato para ajudar a população neste momento difícil da Pandemia do Covid-19 ?
Vereador Neto Vicente - Desde o início da pandemia tenho feito ações para ajudar a população de Ananindeua! No mês de março colocamos carros de som na rua e informes publicitários em jornais e redes sociais, informando as precauções: uso de máscaras, álcool gel, alertando para as pessoas ficarem em casa, no momento que muitos diziam que o Coronavírus era só uma "gripizinha". No segundo momento, solicitei ao prefeito Pioneiro a higienização das feiras, escolas, e pedir a Sinart para fazer o mesmo com o Terminal de Passageiros de Ananindeua, e também 100 residências. No início deste mês fiz gestão junto ao governador Hélder Barbalho, para trazer as clínicas itinerante para Ananindeua, meu pleito foi atendido.
AD - A prefeitura tem feito sua parte?
Neto - Sim, o prefeito Pioneiro não tem medido esforços para combater o Covid-19 no nosso município. Contratou leitos de hospitais particulares, equipou as Upas, distribuiu máscaras para população, as Upas e postos tem remédios e acompanhamentos médico para atender a população. No mês de maio instalou o primeiro Ambulatório municipal para testagem do Covid-19 e acompanhamento clínico, foi a primeira prefeitura no Pará a fazer isso. A Câmara de Ananindeua aprovou um pedido para que o prefeito instalasse uma policlínica no município, e fui um dos vereadores signatário do pedido. Ele não se omitiu do seu papel para ajudar a população
AD - O goveno do estado foi alvo de ação da Polícia Federal, por conta da compra dos respiradores para o combate ao Covid-19. Como o senhor avalia esse ação da polícia?
Neto - Olha, temos que voltar ao início da pandemia. O governador do Pará, Helder Barbalho, comprou uma briga feia com Bolsonaro, quando arregaçou as mangas para proteger a população. Em março o presidente Bolsonaro foi para televisão e atacou governadores e prefeitos que aderiram ao Isolamento Social, Helder foi o primeiro governador a ir contra as medidas do governo federal, e defendeu que as pessoas ficassem em casa, e fez uma cruzada no estado para garantir a proteção, e criar uma rede hospitalar para o que estava por vir. A imprensa nacional fez várias matérias, com o governador e suas ações no Pará de combate ao Coronavírus, e sobre sua posição se contrapondo ao presidente. Foi a primeira vez que a Folha de São Paulo fez uma matéria de uma página positiva, vamos dizer assim sobre a atuação de um governador do Pará. Helder foi destaque na Globo News, Bandeirantes e etc. O governador esteve na linha de frente, chegando a pegar o Covid-19, e graças a Deus ficou bom. Vamos lá. O estado como outros da federação comprou respiradores, em um momento que os pacientes precisavam. Quando viu que os respiradores entregues eram diferentes dos adquiridos pelo Estado, o Governo não permitiu que fossem colocados à disposição dos pacientes. Além disso, determinou o contato com a fábrica na China para a entrega correta ou devolução do dinheiro pago. A fábrica sinalizou que era impossível atender à determinação, o que levou o Governo a encaminhar, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), uma ação judicial pedindo o bloqueio dos bens dos empresários, bem como a retenção de seus passaportes para que não se evadissem do Brasil, que foi atendido pela Justiça.
Em seguida, o Estado entrou com outra ação para o ressarcimento do valor pago pelos respiradores, e conseguiu o depósito em conta judicial de R$ 22,795 milhões feito pela empresa. “Nos negamos a pagar o saldo de compensação para a empresa de R$ 1.580.000,00 pelas bombas de infusão que vieram corretamente porque entendemos que fomos lesados por empresários que agiram de forma absolutamente inadequada”, afirmou o governador, informando que o valor ficaria como indenização por dano moral coletivo. Olha hoje o governador está sendo vítima de ter feito ações em defesa da saúde do Pará. Essas ações tem cunho de perseguição política, o país está de cabeça para baixo. Você vê essa rede de Fake News que estão sendo investigada pela polícia, e STF a nível nacional, aqui no Pará são direcionadas contra o governador, por um "Gabinete do ódio local"
Para terminar, a Câmara de Ananindeua vai continuar no combate ao Covid-19, e ajudando a população aprovando medidas necessárias, e com fé em Deus e em Nossa Senhora de Nazaré, vamos sair dessa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário