A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas (Semc+), promoveu no auditório da Universidade Federal do Pará - Campus Ananindeua, a 1.ª Reunião do Painel Científico Social para o Clima (PCS-Clima/Ananin). O objetivo é unir ciência, instituições acadêmicas, centros de pesquisa e a população em torno de estratégias para reduzir os impactos da crise climática na cidade. Durante o evento, a Semc+ apresentou a política municipal e abriu espaço para debate com representantes de universidades, pesquisadores e estudantes.
Para o professor Seidel Santos, coordenador do curso de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Pará (UEPA), o encontro representa mais do que um debate acadêmico.
"É extremamente importante que a secretaria crie esse espaço, porque ele reúne não só cientistas e pesquisadores, mas também a população. Discutir vulnerabilidade social, ambiental e as questões climáticas é um dever social. A Prefeitura foi muito assertiva ao promover esse diálogo, que fortalece políticas públicas efetivas e melhora a qualidade de vida em Ananindeua", destacou
Quem também valorizou a iniciativa foi a estudante Jamille Albuquerque, de 21 anos, do curso de licenciatura em História da UFPA. Para ela, a discussão amplia o olhar da sociedade sobre cidadania.
"Quando debatemos mudanças climáticas, estamos exercendo nosso direito à cidadania. A história é a história dos homens no tempo, e os mesmos eventos que marcaram o passado estão acontecendo no presente. É essencial ter esse diálogo entre a comunidade, as instituições e o poder público." relata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário