Milton Santos (1926–2001)
Geógrafo e pensador baiano, considerado um dos maiores intelectuais do século XX. Desenvolveu uma geografia crítica e humanista, refletindo sobre globalização, território e desigualdades sociais. Foi o único brasileiro a ganhar o Prêmio Vautrin Lud, o “Nobel da Geografia”.
Maria da Conceição Tavares (1930–2022)
Economista portuguesa naturalizada brasileira, foi professora da UFRJ e da Unicamp, e referência no pensamento econômico crítico. Militante e deputada federal, defendeu a soberania nacional, o papel do Estado e a justiça social na economia.
Marilena Chauí (n. 1941)
Filósofa e professora da USP, é uma das mais influentes pensadoras brasileiras. Estuda Spinoza, democracia, ideologia e cultura brasileira, com uma trajetória de defesa da educação pública, da laicidade e dos direitos humanos.
Heley de Abreu Silva Batista (1974–2017)
Professora mineira que morreu heroicamente ao salvar crianças durante o incêndio criminoso na creche “Gente Inocente”, em Janaúba (MG). Tornou-se símbolo de coragem, amor e entrega pela vida dos alunos.
Paulo Freire (1921–1997)
Maior educador brasileiro, reconhecido mundialmente como patrono da educação no Brasil. Criador da Pedagogia do Oprimido, defendeu uma educação libertadora, baseada no diálogo, na consciência crítica e na transformação social. Nomes que Dignifica a categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário