quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Debate: Hegemonia do PSDB na RM Belém




O Blog abre seu espaço para os internautas debaterem o tema: Hegemonia do PSDB na Região Metropolitana de Belém. A ideia e avaliar a eleição de políticos filiados ao PSDB, para prefeituras de Belém, Ananindeua e Marituba (esperando decisão da Justiça eleitoral), e as ações do Governo Jatene nessa região.
Os Interessados podem enviar textos e fotos via o email : ananindeuadebates@gmail.com ou via caixa de comentários do blog.  Postagem de internautas anônimos serão aceitas.

Servidores do BC promovem palestra sobre educação financeira em Belém



    Comprar, poupar ou investir? Decisões cotidianas sobre o que fazer com as finanças pessoais e uma reflexão sobre o papel dos juros e do crédito, com seus benefícios, riscos de superendividamento e dicas de como evitar e como sair das dívidas excessivas.
   
    Esses são alguns dos tópicos que serão discutidos na palestra sobre Educação Financeira que o Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central (Sinal) realizará em Belém, no próximo dia 13 de novembro, a partir das 9h, no Belém Soft Hotel (Av. Braz de Aguiar, 612 – Nazaré). A palestra faz parte da programação que antecede a XXV Assembleia Nacional Deliberativa do Sinal, que pela primeira vez será realizada em Belém, nos dias 15 a 17 de novembro.

    O Programa de Educação Financeira, coordenado pelo diretor Nacional de Estudos Técnicos do Sinal, Edilson Rodrigues, tem o objetivo de estimular comportamentos e práticas financeiras pessoais, abrangendo amplo leque de temas e tendo como pano de fundo ajudar o cidadão a maximizar os benefícios gerados por sua renda, melhorar sua qualidade de vida e fortalecer a cidadania.

   Os temas desenvolvidos iniciam com um questionamento sobre a importância de discutir gestão de finanças pessoais e uma avaliação do perfil e postura em relação à gestão de suas finanças. “Para ilustrar, partimos da análise de um caso, aliás, muito comum, em que duas pessoas com salários iguais possuem rendas diferentes”, exemplifica Rodrigues.

    A seguir será discutida a importância de se realizar planejamento, registro e acompanhamento das finanças pessoais. Esta etapa requer a discussão sobre decisões cotidianas relativas a comprar, poupar ou investir, além de atrair a  reflexão sobre o papel dos juros, que pode ser de aliado ou de inimigo. “Ao falar de comprar e de juros falamos de crédito, com seus benefícios, riscos de endividamento e de superendividamento, assim como tratamos de dicas de como evitar e como sair das dívidas excessivas”.

    Um tópico diferencial da palestra do Sinal é “Consumindo serviços bancários e financeiros” em que se discutem direitos do consumidor, transparência nos contratos, tarifas bancárias, principalmente incidentes sobre conta corrente, conta salário, conta digital e cartão de crédito, a ainda informamos a quem recorrer ao enfrentar problemas no consumo de serviços bancários e financeiros.

    No capítulo final será feita uma breve reflexão sobre a importância do planejamento pensando no futuro e na aposentadoria, tendo em vista que é cada vez maior a necessidade de previdência complementar e que as pessoas vivem mais depois de se aposentarem.

    Considerando a conjuntura da economia brasileira, em que em geral as pessoas estão consumindo mais e contratando mais crédito, e que cerca de 32 milhões de pessoas ascenderam das classes D e E na última década, outro objetivo da palestra “é demonstrar que Educação Financeira não tem idade e que devemos estimular a prática e aprendizado desde cedo com as crianças, depois com jovens, universitários, adultos e até com os aposentados”, afirma o diretor do Sinal.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ACM Neto concede entrevista “desastrosa” ao jornal Folha de São Paulo

Por: Redação Bocão News
 
A entrevista de ACM Neto, prefeito eleito de Salvador, publicada nesta terça-feira (30), à Folha de São Paulo pode ser considerada “desastrosa” e “catastrófica”.

No encontro, Neto exaltou a vitória eleitoral dos “protagonistas da CPI do Mensalão”, Gustavo Fruet (PDT), Eduardo Paes (PMDB), Arthur Virgílio (PSDB), além dele, que é do DEM.
Segundo o jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar On-line da revista Veja, ACM Neto queimou algumas pontes com o governo federal e piorou e muito a vida do seu aliado eleitoral Geddel Vieira Lima no Planalto.

Ainda na entrevista, o novo prefeito da capital baiana, disse que seu triunfo “sepulta” de vez o assunto do mensalão e que não representa, agora, uma espécie de “surra eleitoral” em Lula.

Confira alguns trechos da entrevista de ACM Neto à Folha de São Paulo:

Folha – Com a sua vitória, o DEM volta a ser protagonista na política nacional?

ACM Neto – Várias vezes foi preconizada a morte do Democratas, e ele está aí, vivo, e vai continuar. Qualquer que fosse o prefeito eleito da terceira maior cidade do Brasil, seu partido de relevância.

Então pela importância de Salvador, é claro que o Democratas saiu vitorioso. Nós entramos sem nenhum prefeito de capital e saímos com dois [incluindo Aracaju].

Folha – O Sr. Disse que ligou para o vice-presidente Michel Temer, após a apuração, para ele ser seu interlocutor no Planalto.

ACM Neto – Estaremos com ele nesta semana. Quero construir as pontes com o governo, tanto com o vice como com os ministros e a presidente.

Folha – Em entrevista à Folha, em 1999, o Sr. disse que tinha o sonho de ser presidente.

ACM Neto – A partir dessa entrevista com Mônica [Bergamo], eu aprendi que não existe pergunta malfeita, existe resposta mal dada. Então, não vou cair na sua [risos]. Eu tinha 19 anos na idade.

Folha – Sua vitória, no contexto que foi, representa uma “surra eleitoral” em Lula?

ACM Neto – [Risos] Não, veja, quem ganhou foi a cidade. Não tenho nada de pessoal contra o ex-presidente. Acho que esse assunto, graças a Deus, foi sepultado nesta eleição. Meus adversários não poderão mais usar isso. Foi um momento da minha vida.
Agora, tem uma coisa interessante: os quatro protagonistas daquela CPI hoje são prefeitos: Eduardo Paes, Gustavo Fruet, Arthur Virgílio e ACM Neto.

domingo, 28 de outubro de 2012

Direita vence as eleições em Belém e Salvador e perde em São Paulo

Com a Vitória do Tucano Zenaldo e de ACM Neto do Demo, a direita Brasileira elegeu dois parlamentares  "filhos do regime militar". Já em São Paulo o PT conseguiu uma grande vitória, a eleição do Professor Haddad um democrata. A vitória em São Paulo se deve a estrela de Lula.

sábado, 27 de outubro de 2012

Compra de votos pode decidir a eleição em Belém


A eleição para prefeito em Belém pode ser decidida pela compra de votos. Na periferia da cidade,  ex-candidatos a vereadores estão circulando com lista com nomes e números, zona e seção eleitoral, dizem que estão pagando 50 reais por votos, segundo denúncia de um internauta. Essa prática se consolidou no Pará. Em Ananindeua uma pastora candidata a vereadora chegou a ser presa comprando voto, o caso está sendo investigado. Então para que a eleição seja limpa e o voto do eleitor seja o instrumento da democracia denuncie a compra de voto.


Como denunciar

   Todo cidadão ou cidadã que souber da ocorrência de atos de compra de votos ou de desvios administrativos com fins eleitorais pode informar o fato imediatamente ao Ministério Público Eleitoral. Os representantes dessa instituição nos Municípios são os Promotores Eleitorais. O Ministério Público é um dos que tem autorização legal para solicitar à Justiça Eleitoral a punição a candidatos que cometam corrupção eleitoral. Como não possui vinculação a qualquer partido  político, o Ministério Público é o grande parceiro da sociedade no combate à corrupção eleitoral.
Mas a apresentação da denúncia de compra de voto não é feita com exclusividade ao promotor eleitoral. Pode também ser encaminhada à polícia e até mesmo ao Juiz Eleitoral, que neste caso encaminha a denúncia para o destino mais adequado (polícia ou promotoria eleitoral, ou ambos).
O ideal é que a informação seja transmitida às autoridades por escrito, desde que isso seja possível ou não implique em ameaça ao informante. O melhor seria que em cada município houvesse pelo menos um COMITÊ 9840 e que esse comitê levasse ao promotor eleitoral os casos de corrupção nas eleições. Assim a denúncia é apresentada com o respaldo de toda a comunidade, não apenas de um ou alguns indivíduos.
Lembre-se: o promotor eleitoral é obrigado a agir diante da ocorrência da corrupção eleitoral. Embora não se espera que isso ocorra, pode haver alguma omissão por parte da promotoria. Neste caso, comunique o fato à Procuradoria Regional Eleitoral do seu Estado.
Para reflexão:
Você já participou de alguma reunião em que um candidato tenha oferecido ou prometido vantagens particulares aos eleitores em troca dos seus votos?
Você já assistiu a cenas de distribuição de cestas básicas, materiais de construção ou outros bens por candidatos?
RECEBIMENTO DE DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO ELEITORAL
Formulário de Denúncias:
(arquivo word)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Edmilson 52% X Zenaldo 48% ?



Pescamos essa do Blog da Condessa Franssinete Florezano. Na postagem a Condessa diz que o grupo ORM segura a pesquisa da Vox Populi, que foi vazada, dando vantagem para Edmilson do PSOL. 







Deu no Blog da Frassinete Florezano


Pesquisa do Instituto Vox Populi, feita entre os dias 23 e 24 de outubro e registrada no TSE sob o nº 00339/2012, encomendada por Delta Publicidade S. A. (jornal O Liberal), tinha data de divulgação marcada oficialmente, no Sistema de Registro de Pesquisas da Justiça Eleitoral, para ontem, mas nem tchuns, e o silêncio continua na edição de hoje. Entretanto, alguém abriu o bico e revelou que o resultado aponta 52% para Edmilson Rodrigues (PSOL) e 48% para Zenaldo Coutinho (PSDB)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ex-militante torturada na ditadura conta sensação de voltar ao Brasil


Por MARCO ANTÔNIO MARTINS - Folha de SP 

Maria Célia Lundberg, 68, dava aulas de alfabetização para pessoas carentes em Sabará (MG) e era militante da ALN (Aliança Libertadora Nacional) quando foi presa, em 1971.
Sem nunca ter pego em armas, foi torturada e violentada por cinco dias e libertada sob ameaças. Acabou fugindo para o Chile e, depois, para a Suécia, onde vive desde 1973.
No início de outubro, voltou ao Brasil para participar da 62ª edição das Caravanas da Anistia, promovida pelo Ministério da Justiça. A comissão concedeu a ela indenização e pensão vitalícia pelas torturas no Dops, em Minas Gerais.
*
"Difícil descrever o que senti nos últimos dias antes de chegar aqui. É uma ferida profunda.
O que mais fiz nesta vida foi tentar esquecer coisas que me deixaram marcas. Não apenas no corpo, mas na alma. Os anos de estudo foram deixados para trás.
Trabalhava dando aulas de alfabetização para pessoas pobres. Alfabetizava e conscientizava o povo brasileiro utilizando o método do professor Paulo Freire.
Era da ALN (Aliança Libertadora Nacional), mas nunca peguei em armas.

Minha História: Maria Célia Lundberg

 
Daniel Marenco/Folhapress
  
Maria Célia Lundberg, 68, ex-militante da ALN (Aliança Libertadora Nacional), que foi presa e torturada pela ditadura
Acho que me prenderam porque, dias antes da prisão, em 7 de janeiro de 1971, houve um assalto em Minas Gerais e atribuíram à ALN. Invadiram a minha casa e encontraram no chão papéis da organização.
Me levaram. Fui violentada e torturada durante cinco dias. Além da dor física eu tinha outra certeza: estava só.
Eu era a única mulher ali. Sozinha em um cela.
Ouvia gritos quando era tirada de minha cela para a sala de trabalho dos policiais.
Ouvia meu irmão [Hervê] gritando enquanto sofria maus-tratos. Às vezes, nos encontrávamos no corredor enquanto eu era retirada de minha cela. Era a certeza de que ele estava vivo. Nos falávamos através do olhar.
A angústia da prisão me fez pensar em suicídio. Vou me matar e acabar com tudo. Pensei isso várias vezes. Depois pensava que não podia dar a eles o argumento que queriam. Era dar força a eles.
Depois desses dias presa no Dops, saí totalmente destruída.
Só me disseram que, se comentasse algo na rua, o meu irmão, que era mantido preso, seria morto.
Os abusos resultaram numa gravidez. Veio a seguir um aborto espontâneo.
Depois que meu irmão deixou a prisão só me restou fugir para o Chile, em 1972, onde conheci o meu companheiro e, em 1973, fui para a Suécia.
Lembro-me quando um médico sueco disse-me na chegada ao seu país, durante um exame, que nunca poderia ter um filho por causa da violência que sofri enquanto estive presa.
Deus existe. Tive dois filhos e hoje sou até avó de uma neta. Ou seja, de muitas formas tenho uma vida realizada na Suécia. Sinto até que pude fechar o capítulo da tortura com o qual sofri.
Hoje tenho o reconhecimento do Estado através da insistência da minha família e de meus amigos. Mas que fique claro que nenhuma indenização pode ressarcir o mal que o terrorismo fez a mim.
Esses terroristas nunca precisaram ser julgados. Muitos desses criminosos foram promovidos e até hoje continuam com suas regalias.
Espero que nunca mais a tortura física ou psíquica seja aplicada contra qualquer grupo ou pessoa.
Defendo a punição dessas pessoas. Agora, elas nunca devem ser punidas com a mesma moeda.
Pena meus pais não estarem vivos para acompanhar este momento. É bom voltar a pisar esse país sem o risco de ser torturada ou presa.
Sempre tive medo de voltar ao Brasil.
Vim em 2009 para sepultar a minha mãe. Ela foi sepultada e logo depois eu voltava para a Suécia.
A Suécia cuidou dos meus problemas físicos, mas nunca pude ter um bom tratamento sobre as minhas torturas psíquicas.
A única coisa que sempre quis foi voltar ao Brasil. Meus filhos falam "incluso" [inclusive] português. Mas nunca apareceram aqui porque temiam represália contra mim.
Sentia saudades de tudo. Da terra, do cheiro.
Agora penso em voltar e morrer no Brasil."

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Zenaldo é Dudu a União do mal contra Belém


ACM Neto e o perigo do retrocesso



Por Altamiro Borges

Nesta sexta-feira, a presidenta Dilma Rousseff participou de um animado comício em Salvador em apoio a Nelson Pelegrino (PT). No seu discurso de quase 20 minutos, ela foi dura nas críticas ao DEM, que disputa a prefeitura da capital com ACM Neto.  Ela lembrou que esta sigla conservadora sempre votou contra os avanços sociais no país e citou a questão das cotas raciais e do acesso às universidades aos mais carentes. “A população negra ascendeu à classe média e escancaramos as portas das universidades”, enfatizou.

“Mas tem gente que foi na Justiça contra a lei das cotas raciais nas universidades. Tem gente que diz que o programa Bolsa Família é bolsa esmola. Tem gente que diz que não deveríamos abrir as portas das universidades particulares. Mas nós abrimos com o Prouni... Esta gente não olhou para o povo brasileiro por muito tempo. Os antigos governos eram feitos para os ricos”, fustigou a presidenta. O comício num bairro da periferia de Salvador serviu para animar a militância na reta final da campanha.

A estranha pesquisa do Ibope

Segundo pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira, há um sério risco do retorno do famigerado “carlismo” em Salvador. A sondagem, encomendada pela afiliada da TV Globo na Bahia, de propriedade da família de ACM Neto, foi bastante questionada durante o comício. Nela o demo surge com 47% das intenções de voto, contra 39% de Nelson Pelegrino. Outras pesquisas apontam empate técnico entre os dois candidatos. Mesmo assim, a situação é preocupante. Para evitar o retorno do DEM, Lula também irá a Salvador nesta semana.

O coronel Antonio Carlos Magalhães, também conhecido como “Toninho Malvadeza”, comandou a Bahia por quase 30 anos. Filhote da ditadura militar, ele montou uma poderosa estrutura de dominação, agindo sempre com mão de ferro. Ele também construiu um império midiático no estado, associando-se à Rede Globo, num típico caso de coronelismo eletrônico. Ele foi governador, senador e ministro das Comunicações no reinado neoliberal de FHC. Após a sua morte, o “carlismo” entrou em crise e passou a se desintegrar.  

"Neto" tenta esconder suas origens oligárquicas

Agora, este bloco conservador e oligárquico tenta ressuscitar com a candidatura do neto de ACM. No início da campanha eleitoral para a prefeitura de Salvador, o demo de 33 anos até tentou esconder as suas origens. Ele estampou apenas o nome “Neto” nas suas peças publicitárias. Garantiu que não tinha vínculos com a política coronelista do passado. “Esses rótulos que a imprensa dá são inadequados. Todo mundo sabe do orgulho que tenho do senador Antonio Carlos. Agora, não há que se falar em reedição do que quer que seja”.

ACM Neto até afastou dos palanques e dos programas de rádio e tevê os velhos caciques do DEM, antigos serviçais do coronel ACM. Ele trocou por rostos jovens do partido e indicou para vice na sua chapa uma jovem negra filiada ao PV. A manobra marqueteira parece ter dado resultado, segundo a questionável pesquisa do Ibope. Mas, como afirma Nelson Pelegrino, a população de Salvador não pode se iludir com o neto de ACM. “Ele corresponde ao que há de pior no grupo do avô, com opressão, mentiras e cooptação de pessoas”.

O discurso da presidenta Dilma Rousseff no comício de sexta-feira à noite teve exatamente o objetivo de alertar os soteropolitanos. O DEM representa o retorno ao passado, a volta dos coronéis que sempre sabotaram as políticas de inclusão social e serviram à elite. ACM Neto é a expressão “repaginada” desta política conservadora contrária às cotas raciais, ao acesso às universidades, ao programa Bolsa Família. O retorno do “carlismo” representaria um duro retrocesso para Salvador, para a Bahia e para o Brasil.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ex- governadora Ana Júlia " O PSDB é assim, tira dos pobres para distribuir para os ricos..Por isso o PT indica voto no Edmilson 50".

 
O PSDB acabou na pratica, com o Bolsa Trabalho, acabou com a Política de uniformes e material escolar nas Escolas Estaduais Públicas. Acabou com o Projeto Escola de Portas Abertas, que aos finais de semana fazia uma política de integração da Escola com a comunidade e com a juventude, entre outras políticas publicas que PSDB do Pará encerrou. Isto é consequência da política que PSDB faz no Pará! Mas nada justifica apoiar bandido. É fácil bandido que ganha dinheiro com trafico e com crime, que não paga imposto, ser "bonzinho" com a comunidade... CULPA DO GOVERNO do PSDB do ZENALDO!! E ainda estão acabando com os Infocentros nos bairros e comunidades mais carentes. O PSDB é assim, tira dos pobres para distribuir para os ricos... Aff... Chega de tucanalha!! Por isso o PT indica voto no Edmilson 50

domingo, 21 de outubro de 2012

Vai Trabalhar Vagabundo

Para Zenaldo Coutinho  

Lula com Edmilson


ELEIÇÕES – TV Liberal teria censurado Edmilson

Via blog do Barata


        Grave, gravíssima. Assim pode ser definida a denúncia segundo a qual a TV Liberal, que integra as Organizações Romulo Maioarana, originalmente nominadas Grupo Liberal, teria censurado a exibição do programa que deveria ter ido ao ar na televisão na noite deste sábado, no horário político gratuito, revelando a queda das intenções de voto do deputado federal Zenaldo Coutinho, candidato a prefeito de Belém pelo PSDB. A denúncia foi feita pela Frente nas Mãos do Povo, pela qual é candidato a prefeito o deputado psolista Edmilson Rodrigues (foto, à dir.), integrada pelo PSol, PC do B e PSTU, aos quais se somaram, neste segundo turno, o PT, o PDT e o PPL. Segundo ainda a denúncia, por razões desconhecidas a TV Liberal limitou-se a reprisar, na noite deste sábado, os programas de sexta-feira de ambos os candidatos, o que foi interpretado como um álibi para o boicote, etiquetado de “censura”. Pelo que foi previamente acordado, esta semana a TV Liberal, afiliada da Globo e que integra o grupo de comunicação da família Maiorana – de notórios vínculos com o PSDB -, ficou responsável pela geração dos programadas eleitorais, acrescenta o vigoroso repúdio veiculado no site eleitoral de Edmilson Rodrigues, acessado pelo endereço eletrônico abaixo:


        A denúncia da coligação que sustenta a candidatura de Edmilson Rodrigues é vigorosa e fundamentada. “Há um rigoroso controle de qualidade nas afiliadas da TV Globo para que coisas bizarras como essa não aconteçam, pois geram processos contra a emissora. Então, como pode ter acontecido tão grosseiro ‘erro’?”, questiona a denúncia. E prossegue, em tom ácido: “Há uma hipótese razoável: ferindo a legislação eleitoral a emissora passou informação privilegiada ao candidato adversário e acertaram o esquema de repetição do programa eleitoral do dia anterior. Para não chamar a atenção não poderiam ‘errar’ apenas no nosso”, protestam os psolistas e aliados. E acrescentam, em tom igualmente indignado: “Não temos como provar, mas que é possível que tenha sido isso, ah isso é! Ou então, o controle de qualidade da emissora entrou em colapso motivado pela constatação de que o candidato do grupo Liberal despencou sete pontos em cinco dias e vai perder as eleições.”

ELEIÇÕES – Imbróglio coincide com pesquisas

        O imbróglio coincide com a divulgação de duas novas pesquisas de intenção de voto para prefeito de Belém, publicadas nas edições deste domingo, 21, dos jornais O Liberal e Diário do Pará, em circulação desde a noite de sábado. Ambas destoam da pesquisa do Vox Populi, veiculada anteriormente por O Liberal, segundo a qual Zenaldo Coutinho teria aberto uma vantagem de 14 pontos percentuais sobre Edmilson Rodrigues.
        De acordo com o Vox Populi, Zenaldo teria 57% dos votos válidos (que desconsidera os votos brancos e nulos), contra 43% de Edmilson. Na estimulada, o candidato tucano despontaria com 48% e Edmilson surgiria com 36%. A margem de brancos e nulos estaria em 6% e o percentual dos que disseram que não sabem ou preferem não responder seria de 9%. A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal.

ELEIÇÕES – As projeções do Ibope e do Ipespe

        As pesquisas do Ibope, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, e do Ipespe, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, revelam Zenaldo Coutinho em vantagem, mas por uma margem abaixo daquela projetada pelo Vox Populi. O que levou a coordenação da campanha de Edmilson Rodrigues à ilação de que os números revelam uma ascensão do candidato do PSol e, por via de conseqüência, sinalizam a crescente redução da vantagem inicial de Zenaldo. Exatamente o que enfatiza o programa eleitoral de Edmilson que a TV Liberal deixou de levar ao ar na noite deste sábado, entregue à emissora dos Maiorana ainda na tarde de ontem, às 16h25, cinco minutos antes do prazo fatal – 16h30.
        Pelo Ibope, cuja sondagem foi publicada por O Liberal, na pesquisa estimulada Zenaldo Coutinho tem 51% das intenções de voto, contra 42% de Edmilson Rodrigues. Contabilizados somente os votos válidos - quando são excluídos os votos brancos, nulos e indecisos - Zenaldo tem 55% da preferência, contra 45% de Edmilson. Feita de 16 a 18 de outubro, com um total de602 entrevistados, a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
        Já o Diário do Pará - líder em vendagem e que integra o grupo de comunicação da família do senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e inimigo figadal dos Maiorana – publicou uma pesquisa de intenção de votos encomendada ao Ipespe. O instituto ouviu 800 entrevistados, entre 18 e 19 de outubro
, e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Pela pesquisa estimulada, Zenaldo tem 45% das intenções de voto, contra 39% de Edmilson. Na pesquisa espontânea, Zenaldo aparece com 44% das intenções de votos e Edmilson com 38%. Os brancos e nulos nesse caso são 7% e 11% não responderam.

ELEIÇÕES – O repúdio ao grupo Liberal

        Segue logo abaixo, na íntegra, o vigoroso repúdio da coligação de Edmilson Rodrigues, diante da “censura” atribuída à TV Liberal, para favorecer o tucano Zenaldo Coutinho (foto), veiculado no site de campanha do candidato do PSol a prefeito de Belém:

Repúdio: Grupo Liberal censura criminosamente programa de Edmilson desta noite

        Hoje foram divulgadas duas pesquisas, uma do Ibope e outra do Ipespe. Nas duas pesquisas foi registrada uma sensível queda de intenções de votos do candidato tucano. O programa do Edmilson preparou uma peça para exibição no programa eleitoral da noite de hoje.
        Todo mundo foi surpreendido com a repetição de nosso programa do dia anterior, mesmo que cumprindo a legislação eleitoral a emissora tenha recebido o novo programa no prazo, conforme protocolo nas mãos da coligação Frente Belem nas mãos do povo. O que todo mundo precisa saber?
        Por decisão tomada desde o inicio das eleições, esta semana a empresa responsável pela geração dos programas eleitorais é a TV Liberal. O principal beneficiado pela não veiculação do programa eleitoral que mostrava os resultados das recentes pesquisas foi o candidato Zenaldo.
        Há um rigoroso controle de qualidade nas afiliadas da TV Globo para que coisas bizarras como essa não aconteçam, pois geram processos contra a emissora. Então, como pode ter acontecido tão grosseiro “erro”?
        Há uma hipótese razoável: ferindo a legislação eleitoral a emissora passou informação privilegiada ao candidato adversário e acertaram o esquema de repetição do programa eleitoral do dia anterior. Para não chamar a atenção não poderiam “errar” apenas no nosso.
        Não temos como provar, mas que é possível que tenha sido isso, ah isso é! Ou então, o controle de qualidade da emissora entrou em colapso motivado pela constatação de que o candidato do grupo Liberal despencou sete pontos em cinco dias e vai perder as eleições.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A União do bem por Belém


Dilma chega para comício em Salvador na sexta-feira. Evento será antes de Avenida Brasil



ea2395d06d62e67aa8ccc0392c71ceaa.jpg
Site faz chamada para comício com Dilma antes do final de Avenida Brasil
Foto: reprodução/Internet

Mellyna Reis Do NE10/Bahia
A presidente Dilma Rousseff irá desembarcar na capital baiana na próxima sexta-feira (19), para compor o palanque do candidato do PT a prefeito, Nelson Pelegrino. A informação foi publicada no site da campanha do petista nesta terça (16).

O comício será realizado no bairro de Cajazeiras X, na Praça da Pronaica, periferia de Salvador, a partir das 18h. O próprio governador, Jaques Wagner (PT), teria pedido à presidente que fizesse na Bahia a primeira aparipação em palanques do segundo turno.

Entretanto, a chamada no site da campanha - "Não dá para mudar o final da novela" - deixa a entender que o horário mais cedo foi escolhido por conta da exibição do último capítulo da novela Avenida Brasil, da TV Globo. Este que teria sido, inclusive, o motivo da mudança da data no evento em prol do candidato Fernando Haddad, em São Paulo.

A vinda de Dilma já era esperada pelo presidente estadual do partido, Jonas Paulo, conforme adiantou a reportagem do NE10. A passagem do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ficará para a próxima semana, depois de marcar presença em Fortaleza e João Pessoa.

Até o momento, a visita de Dilma não está atrelada a compromissos presidenciais.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

'O PSDB está acabando, o DEM acabou', diz ator José de Abreu que fez o papel de Nilo na Avenida Brasil

                                                                                         Leonardo Wen/Folhapress
Via Folha de São Paulo por ALBERTO PEREIRA JR.
  
José de Abreu, 66, acompanha com a mesma intensidade o desfecho de "Avenida Brasil" e a conclusão do julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal).
No caso do folhetim da Globo, que termina na sexta-feira, a morte de seu personagem, Nilo, que começaria a ser exibida no capítulo de terça (16), não o elimina da lista de suspeitos do assassinato de Max (Marcello Novaes), seu próprio filho.
Em conversa com a Folha, o ator fala da novela e de política. Confira a íntegra da entrevista abaixo: 


"AVENIDA BRASIL"
"O fim de de um trabalho dá uma certa dor, porque você sabe que não consegue manter a amizade e o contato com essa família que se forma. Foi um privilégio trabalhar com a Vera Holtz. Que mulher! Que atriz!. A Adriana Esteves também, o Juca de Oliveira, a Débora Falabella, que está indo gravar doentinha, que vontade de pegar no colo."
"Ator é um ser privilegiado. Em cada personagem, a gente encarna de novo. Como se fosse uma nova vida. E a impressão que a gente tem é que isso nos faz ficar melhor, entender o outro melhor. O Nilo, por exemplo, me faz entender um mundo que eu nunca vivi, que eu nunca tive. Costumo brincar que o bom de fazer vilão é que não precisarei fazer maldade na vida real [risos]."
"Costumo brincar que estou na Globo há 32 anos e os diretores sempre pediam menos, Zé, menos. Nesse personagem eles disseram para eu fazer mais, que eles iam atrás. Fizemos algo incrível nessa novela, um lixão bonito e lúdico. A casa do Tufão [Murilo Benício] como uma Torre de Babel, onde todos falavam ao mesmo tempo. O João Emanuel Carneiro foi buscar inspiração em Charles Dickens [1812-1870]. Viajei a Londres, durante um intervalo na novela, com minha mulher e meu filho, para pedir a bênção ao escritor na casa que foi dele. Fiz um um Nilo meio inspirado naquele judeu Fagin, do livro 'Oliver Twist'. Uma obra de arte quando dá certo, o Boni[ex-diretor da Globo] falava de química, quando a soma dos componentes funciona e dá a química é impressionante. Acho que deu certo."
"A risada. O hihihi do Nilo fui eu quem trouxe. Tinha a necessidade de mostrar o trabalho das maquiadores da Globo, que conseguiram deixar meu dente apodrecido para o personagem. Depois, o autor começou a colocar a risada no texto."
"Estou bastante feliz com o Nilo, é sem dúvida um dos meus melhores personagens e sabia que iria ouvir as piadinhas da direita. Até coloquei no meu perfil do Twitter 'piadinhas sobre o Nilo e o Zé de Abreu é muito fácil de fazer". Recentemente, um cara escreveu: 'revelada a verdadeira personalidade de Zé de Abreu: um lixão'". Eles me atacam demais. Eu me envolvo. Não é sempre que você está a fim de ser xingado."
*
"SALVE JORGE" (nova novela das nove da Globo)
"Certamente, se não estivesse em 'Avenida Brasil', eu participaria de 'Salve Jorge', da Gloria Perez, com quem trabalhei em 'Amazônia, de Galvez a Chico Mendes' [2007] e 'Caminho das Índias' [2009]. Essa novela será o contrário da atual. Deve vir muita dança, cor e alegria. Mas também o lado negro do tráfico de mulheres. Acho que tem que ser isso mesmo. A Globo investe nessas mudanças. Você vê a diferença de na novela das sete atual ['Guerra dos Sexos'], com a anterior. Não sou muito consumidor de novela, mas por acaso eu assisti 'Cheias de Charme' bastante, porque gostei muito."
*
O MENSALÃO E O PT
"Eu nunca conversei com o Zé [José Dirceu] a respeito das denúncias. Acho que o PT fez o que sempre se fez. É errado? Sim! Mas fez o que sempre se fez".
"Por que o PPS apoia o Serra em São Paulo e o Paes/Lula/Dilma no Rio? Qual o sentido disso? Roberto Freire [presidente do PPS] passa 24 horas por dia no Twitter metendo o pau no Lula, chamando de ladrão e de corrupto, e fecha com o Paes aqui, com um vice-candidato a prefeito do PT? É venda de espaço, venda de horário, venda da sigla. Vou ser processado. Já estou sendo processado pelo Gilmar Mendes [ministro do STF, por chamá-lo de corrupto no Twitter]]. Agora, talvez seja processado pelo Freire." --procurado pela reportagem, Roberto Freire declarou: "Esse ator tem uma ética política que orbitava ao redor do PCB [Partido Comunista Brasileiro]. Agora, ele não tem mais nada disso. Não merece meu respeito nem a minha resposta."
"O Supremo quer mudar a maneira de fazer política no Brasil. Ótimo, maravilha! Óbvio que tinha que começar com o PT. Então, agora para ser condenado no Brasil basta ser preto, puta, pobre e petista."
"O grande organizador da base foi o Zé Dirceu. Eu não tenho informação de cocheira para falar. Lendo a imprensa, deu para notar o seguinte. Antes do Lula ser eleito, houve uma reunião dele com o Zé Dirceu dizendo que ele não queria mais concorrer, né? E o Zé o convenceu com a ideia do José de Alencar [ex-vice-presidente] ser vice, de abrir um pouco mais o PT, de fazer coligação etc. Isso tudo foi o Dirceu quem fez não o Lula. Mas se for a história do domínio do fato, tem que prender o Fernando Henrique por comprar a eleição dele, porque tem provas. Agora se fala, eu sei que houve, mas não sei quem fez. O deputado Ronnie Von Santiago [que era do PFL-AC] falou eu ganhou R$ 200 mil para votar a favor da reeleição do Fernando Henrique. Ah, o FHC não sabia? Mas pelo domínio do fato, não saber é como saber. Então se pode enquadrar qualquer um, até o Lula, que sem dúvida nenhuma é o grande objetivo..."
"O PT está virando o Brasil de cabeça para baixo, está colocando uma mulher na presidência, um negro na presidência do STF, tirando 40 milhões da pobreza, fazendo um cara que sai do Bolsa Família, do ProUni, fazer mestrado em Harvard, ter os primeiros lugares do Enem."
"Como é que um operário sem dedo, semianalfabeto faz isso que nunca fizeram? O nosso querido Fernando Henrique Cardoso, que era a minha literatura de axila na faculdade, que era meu ídolo. Não o Lula. O Lula era da minha geração, o FHC de uma anterior. Fernando Henrique, Florestan Fernandes eram os caras que queria mudar o Brasil. Aí o Fernando Henrique tem a oportunidade e não faz? Vai para a direita? É uma coisa louca. O que aconteceu? O PT e o PSDB nasceram da mesma vértebra. Era para ser um partido só. O que acontece é que chegam ao poder e vendem a alma ao diabo. Fica igual ao que foi feito nos 500 anos. O PT teve o peito de tentar romper, rompeu e está pagando por isso."
"Eu votei no Fernando Henrique na primeira vez [na eleição de 1993]. Achava que ele era melhor do que o Lula naquela oportunidade. E foi mesmo. O Lula foi melhor depois."
*
JOSÉ DIRCEU E A DITADURA
"Conheci o Dirceu quando entrei na faculdade [no curso de direito da PUC-SP], na década de 1960. Eu entrei na faculdade já no pau, tem uma piadinha que eu faço, que quem não era de esquerda não comia ninguém. Porque ser de direita naquela época era ou ser extremamente mau-caráter ou alienado. Alienado era bobão, não sabia nem que existia a ditadura. Eu fui um dos representantes da faculdade na UNE [União Nacional dos Estudantes]. Foi nessa época que eu fiquei mais próximo do Dirceu."
"Não fui torturado durante a ditadura. Fui preso junto com o Zé Dirceu em Ibiúna, no congresso da UNE,e m 1968. Eu fiquei preso uns dois meses, levei uns tapas na cabeça, quando ia para o Dops [Departamento de Ordem Política e Social] prestar depoimento."
"A coisa ficou pesada depois do AI-5 [ato institucional que restringiu mais as liberdades civis], eu fui solto dois dias antes, foi a maior sorte. No dia 13 de dezembro, fui na faculdade, no Tuca e o porteiro disse que a polícia tinha ido atrás de mim, de armas. Nunca peguei em armas, fui embora para o Rio, e fiquei prestando apoio logístico para uma organização de esquerda. A única ação que eu fiquei sabendo depois e eu participei foi transportar o dinheiro tirado de um cofre do governador Adhemar de Barros [1901-1969]."
"O meu contato com a organização era um concunhado que foi preso junto com a Dilma, na rua da Consolação. Só tinha duas atitudes, ou entrar na luta armada ou deixar a organização. Minha companheira estava grávida do meu primeiro filho. Conversamos. Eu nunca pensei que poderíamos derrotar as forças armadas. Éramos 500 mil, 600 mil estudantes, tinha operário e militar, mas a grande maioria era estudante classe média."
"Foi quando eu fui para a Europa, em 1972, para Londres, Amsterdã. Virei místico, fui estudar hinduísmo, filosofia oriental. Fiz ioga, meditação, macrobiótica, fui vegetariano, meditava quatro vezes por dia, vivia numa ilha grega, comendo frugal. Lá tomei ácidos. Muitos com orientação, para fazer pesquisa. Tinha um livro que ensinava. Tinha uma pessoa que brincava com o incenso. O contato foi maravilhoso. Era algo cósmico. No Brasil, enquanto a gente estava gritando paz no Vietnã, nos EUA eles gritavam 'make love' [faça amor]. Era a mesma coisa, mas um tinha um lado hippie, lisérgico. A minha geração, alguns amigos ficaram na esquerda, outros fizeram a revolução já hippie. Eu tive o privilégio de fazer parte dos dois lados."
"Quando voltei ao Brasil anos depois, fui dar aulas em Pelotas, me desliguei dessa parte política e me foquei na arte. Me meti na profissão, fui ter filho e cuidar deles como o John Lennon fez. Limpando a bunda, acordando de madrugada para dar de mamar. Sendo um pai e mãe. Dividindo igualmente tudo e foi lindo.Depois fui para Porto Alegre, comecei a produzir música, levei Gilberto Gil, Rita Lee, Novos Baianos. Montei uma peça do Chico Buarque, 'Saltimbancos'. Acabei fazendo um filme muito louco, 'A Intrusa', ganhei um prêmio em Gramado e a Globo estava lá e me chamou."
*
INTERNET
"Na segunda eleição do Lula, eu tinha um blog e fui muito atacado. Eu estava no Acre, fazendo a minissérie 'Amazônia'. Aquela eleição já foi muito radicalizada. Eu sou viciado em internet há muito tempo. Fui um dos primeiros atores a ter uma senha do Ministérios da Comunicação. Em 1994, 1995, já usava internet num provedor que o Betinho [Hebert de Souza] tinha por causa do Ibase [Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas]. Eu, o Paulo Betti, o Pedro Paulo Rangel fomos os primeiros atores a usar internet. Eu fiz muito ator comprar computador e ter internet. O mais comum era ouvir 'não gosto de internet'. Mas no futuro ia ser algo como não gostar de telefone, de liquidificador. O José Mayer me apelidou de Zé Windows."
"Sou geminiano, gosto de comunicação e cai no Twitter com a história da campanha da Dilma, que foi a primeira campanha em que as redes sociais foram muito usadas."
*
DILMA ROUSSEFF
"Não tive contato com a Dilma durante a ditadura. A gente era da mesma organização [VAR-Palmares]. Só se for fazer muita ilação. Não vou dar uma de Joaquim Barbosa..."
"Lula é Dilma e Dilma é Lula. Isso é um mantra, a cumplicidade dos dois é total. Quando o Lula começou com essa história de ter Dilma como candidato, todo mundo assustou. O pessoal do PT mesmo, o Lula pirou, como faz? Nunca tinha acontecido isso, uma pessoa que não tinha ganhado nenhuma eleição ser candidata a presidente."
*
MINISTÉRIO DA CULTURA E A POLÍTICAS DE COTAS
"Eu não sei o que foi aquilo [Ana de Hollanda]. Um dia a gente ainda vai saber o que aconteceu. Depois ferrou, a Dilma é teimosa, não ia tirá-la na pressão. Ela esperou acabar tudo para trocar o ministério. A Ana é esquisita, uma pessoa difícil. Eu fui falar com ela uma vez, foi muito difícil. Quando entrou, batia de frente com o PT inteiro, com os deputados todos que cuidavam da cultura. Achei uma desfaçatez com o ministério da Cultura."
"Agora precisa um levantamento para saber o deve ser feito. Mas a chegada da Marta [Suplicy] foi muito boa."
"Sou a favorzaço de cota em tudo. Nós temos uma dívida. Há quantos anos um negro não podia entrar na faculdade? Podia pela lei, mas não entrava. Não tinha oportunidade igual. Na minha classe, tinha um negro em 50 alunos. Os ricos têm a impressão de que vão roubar deles. Mas o Lula conseguiu mostrar que dá para dividir e eles ganharam mais dinheiro ainda porque entrou muita gente no mercado para comprar coisas. Por mais que a Dilma dê porrada nas montadoras, elas estão amando a presidente."
"Foi uma surpresa [cota para negros em edital do MinC], eu não li o projeto, mas a rigor, eu acho que o Brasil tem um débito muito grande e se for contar a escravatura, o débito não se paga nunca."
"Não esperava que o Brasil fosse dar esse salto de assumir que é racista, de o governo assumir que existe racismo, de que existem problemas sérios, de que o brasileiro não é cordial com os seus. O brasileiro sabe explorar seus empregados. Hoje em dia, ter empregada doméstica está cada vez mais difícil. É claro! Quem quer lavar a cueca de um marido que não seja seu. É degradante."
*
FUTURO DO PT E PRESIDÊNCIA EM 2014 e 2018
"Vou chutar aqui. Se o Eduardo Paes [prefeito do Rio] fizer um puta governo, agora com a Olimpíada, com a Copa, vai ganhar uma visibilidade absurda, pode enlouquecer e querer ser presidente pelo PMDB, sem ter sido governador. Obviamente, o Eduardo Campos [governador de Pernambuco, pelo PSB] é uma coisa natural, neto do Miguel Arraes."
"O PSDB está acabando, o DEM acabou, o partido do Kassab [PSD] conseguiu algumas coisas, mas ele tomou o partido e agora está perdendo força. Kassab quis ser o Lula. Se o Haddad fizer um bom governo, se for eleito prefeito e ficar quatro, depois mais quatro pode ser um candidato em 2018. Daqui a seis anos o Lula ainda tem idade para tentar a presidência, mas se eu fosse ele, ia ser governador de São Paulo, só para acabar com a brincadeira [do PSDB]. Aí ficava Lula, Dilma e Haddad. São Paulo ia ser capital do mundo."
*
PUBLICIDADE
"Os publicitários acham que o público não sabe diferenciar ficção e vida real, mas ele sabe. Talvez tenha acontecido com a Odete Roitman [Beatriz Segall, em 'Vale Tudo (1989)], agressões e tal, mas é um negócio tão antigo. Nunca apanhei de telespectador. Os caras falam 'oh, cuidado com a Nina, para de fazer maldades com as crianças'. Mas não tem essa de xingarem. Sabem que não sou eu, é o Nilo."
"A Adriana Esteves não fez nenhum comercial. Ela é uma mulher que para o Brasil. Ela pode vender qualquer coisa, mas ninguém chama porque ela é vilã."