terça-feira, 23 de março de 2010

Dilma Presidente :A Fatura pode ser liquidada no primeiro turno.


Deu no Estadão de São Paulo


"Não é impossível imaginar que a Dilma ganhe no 1º turno', diz diretor do Vox Populi"

Diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País veem cenário favorável à Dilma


Jair Stangler, do estadão.com.br

SÃO PAULO - O crescimento nas pesquisas eleitorais da pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff, ante a estagnação de seu provável adversário, o governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do País. Márcia Cavallari, do Ibope, João Francisco Meira, do Vox Populi, Mauro Paulino, do Datafolha e Ricardo Guedes, do Sensus, estiveram reunidos em São Paulo na tarde desta segunda-feira, 22, para debater o cenário eleitoral, em evento da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas. O professor Marcus Figueiredo, do Iuperj também esteve no debate, mediado mediado pela jornalista Cristiana Lôbo.

Meira deu o palpite mais ousado da tarde: "não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno", afirmou. Segundo ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos. Mas, para ele, nem Dilma nem Serra são carismáticos. ‘Carisma não é o nome dessa eleição’, afirmou.

Ele listou alguns fatores que, na sua avaliação, devem decidir a disputa eleitoral. O primeiro seria a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança - mas a economia é o principal trunfo do governo Lula. Em segundo, o aspecto ideológico - nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT.

Além disso, ele lembra o tempo de TV como decisivo - e a construção das alianças deve garantir um tempo maior à candidata governista. Por último ele cita algum acidente, debate ou fato inesperado que possa alterar a opinião dos eleitores.

Sua avaliação é parecida com a de Ricardo Guedes, do Sensus. Segundo ele, "Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma".

Cautela

Já Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, adotaram um pouco mais de cautela em suas exposições, embora tenham admitido cenário favorável à Dilma. Os dois usaram a mesma expressão para definir o caso: "pesquisa é diagnóstico, não prognóstico".

"O comportamento do eleitor não é matemático. A campanha ainda tem muita coisa para acontecer. O que a gente sabe é que o eleitor se sente muito confortável de ter votado no Lula e agora fazer essa avaliação de que acertou. Ele pensa: 'Acertei, e o País está tendo avanços'. O eleitor considera que os avanços foram muito mais profundos no governo Lula. A comparação com o governo FHC é prejudicial para o Serra", afirmou a diretora do Ibope.

De acordo com Márcia, um terço está com Serra, um terço está com Dilma e um terço que vai decidir a eleição. Reservadamente, porém, ela destacou que não só a Dilma está crescendo, como há tendência de queda de Serra, ainda que dentro da margem de erro.

Já Paulino lembrou que na pesquisa Datafolha de dezembro de 2009, 15% dos eleitores não sabiam que a Dilma era a candidata do Lula, mas queriam votar na candidata do Lula. "E o que nós observamos em fevereiro, é que ainda há margem de crescimento para Dilma", afirmou.

Segundo ele, a dúvida é saber se Dilma vai transmitir ao eleitorado que tem a mesma capacidade de administração que o Lula tem."O eleitor vai poder comparar Serra com Dilma, Dilma com Lula".

Paulino ainda defendeu que os institutos divulguem sempre sua base de dados, sua metodologia. "A pesquisa não faz prognóstico, mostra o que acontece naquele dia. Na pesquisa de véspera, [Paulo] Maluf ainda estava na frente da [Luíza] Erundina [na eleição para a prefeitura de São Paulo, em 1988, vencida por Erundina]. Deixar de iludir quem consome pesquisa: a gente faz diagnóstico", afirmou.

Já o professor Marcus Figueiredo, do Instituto Universitário do Rio de Janeiro (Iuperj), também presente ao debate, previu um repeteco de 2002, caso o deputado federal Ciro Gomes (PSB) continue na disputa, com o cearense brigando com Serra. Para Figueiredo, "Serra e Dilma são igualmente antipáticos e igualmente feios. Ideologicamente estão muito próximos. O projeto deverá ser exatamente o mesmo".

Erros em pesquisa

Meira foi questionado também pelo fato de o Vox Populi ter apontado, em 2006, vitória de Paulo Souto (então PFL) no primeiro turno, contra o petista Jaques Wagner, que acabou vencendo as eleições em segundo turno. "Às vezes você erra. Só que você nunca ouve um médico dizendo qual a margem de erro de uma operação de apendicite. O pessoal respondia que queria Paulo Souto, mas já estava pensando em mudar de ideia. Mas eu não estava perguntando para ele se ele queria mudar de ideia", justificou.

5 comentários:

Anônimo disse...

ta dominado tá tudo dominado!!!!

ei lembras quando nós petista eramos oposição? pois é! o velho sapo barbudo aquele que ninguem gostava, pois então ele disse o siguinte; eleição nos so sabe despois da apuração; então aos meus companheiros petista não esqueçam que nós do MOVIMENTO MARINA ,vamos pro segundo turno.

O BRASIL VAI MAL MARINA NELES!

Anônimo disse...

É Jader nesse quadro os tucanos perdem feio aqui, quem vai bancar a candidatura do Jatene? e Duciomar, Anivaldo Vale e Geovane Queiroz e outros vão bater na porta de quem, da Governadora Ana Júlia que é a principal aliada de Dilma no Pará ela vai querer quem para governar o Pará. Um aliado que apoia e segura a onda nas crises ou uma aliado que quando o bicho pegar vai está do lado da oposição, então Jader vem com Ana vc. também se não o palanque pode ficar cheio e não sobra mais vaga para vc. 4 anos na oposição é fogo, a melhor sinalização do cachimbó da Paz e o empréstimo na Alepa de 366 milões aprocvado. vai por mim.
abraços

jardel marinho

JAIR PENA disse...

Emquanto ela estiver calada ela continuará subindo o problema é quando ela abrir a boca e meio parecida com a Heloisa Helena. Jair Pena

Blog do Joclau disse...

Estou muito confiante!! Mas precisamos ter cautela...o jogo politico precisa ser jogado ..com alma e coração ...no corpo a corpo, voto a voto ..nada de sapato alto...a peleja vai ser braba... se for muito fácil não tem graça!! Até a vitória companheiros!!

Anônimo disse...

Nessa falsa e midiática polarização do debate eleitoral entre o seis e a meia dúzia (SERRA E DILMA), certamente o grande vencedor é o mercado, seja no primeiro seja segunto turno. E quanto ao povo, é como dizia Voltaire: " se o povo pensar tá tudo perdido".

VIVA A DEMOCRACIA BURGUESA!!!

TOCO