sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou um portal útil que coleta e divulga informações de políticos do país.





Um ex-aluno de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou um portal útil que coleta e divulga informações de políticos do país. O sitewww.ligadonospoliticos.com.br é resultado do projeto de conclusão de curso do estudante Lucas de Ramos Araújo.

Ele reúne 22.676 políticos cadastrados, em exercício ou não, nos cargos de presidente, governador, senador e deputado. Por meio de um sistema de busca, o usuário poderá ter acesso, na maioria das vezes, aos dados pessoais e políticos e a declaração de bens daquela pessoa. Em alguns casos são apresentados, também, dados parlamentares, lideranças, missões, proposições, mandatos, afastamento, comissões, pronunciamentos e ocorrências.

O site conta com gráficos que mostram, por exemplo, o número de proposições dos políticos cadastrados ou a faixa de grau de instrução dos ocupantes de cargo eletivo. A pesquisa revela que 46% possuem ensino superior completo.

Para Lucas, dados governamentais publicados na Web aumentam a consciência dos cidadãos e permitem que o governo, o país e o mundo funcionem com mais eficiência. Por isso, ele planeja atualizá-lo constantemente, aumentar a quantidade de políticos cadastrados e coletar mais dados, como votos, estatísticas e notícias. O banco de dados deve ainda ir além da esfera política, abrangendo as diferentes áreas da administração pública como saúde, educação, transporte e economia.
Web semântica e dados ligados
Segundo Lucas, a idéia do projeto surgiu como uma forma de aproveitar o ano das eleições de 2010, utilizando as informações publicadas sobre os políticos brasileiros em diferentes fontes para criar um novo conjunto de dados para facilitar o acesso do usuário. Para isso, ele utilizou os recursos da Web Semântica e as práticas de Dados Ligados (em inglês, “Linked Data”).

Para o orientador do trabalho, professor Jairo Francisco de Souza, a principal relevância do projeto é justamente a utilização de Dados Ligados, os quais permitem o reaproveitamento e o processamento da informação por outras aplicações. Jairo aponta, ainda, a capacidade do site em aumentar a transparência dos governos.

“A publicação de Dados Governamentais Abertos utilizando Dados Ligados vêm sendo incentivada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela World Wide Web Consortium (um consórcio regulador da Web). O Brasil vem perdendo posições no ranking de transparência da ONU e esse projeto se torna importante dentro desse cenário.”

Nenhum comentário: