segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nota do Deputado Puty sobre o caso SEMA



A fraude




A manchete do jornal “Diário do Pará” deste domingo diz: “Fraude envolve cinco deputados” e trata da investigação da Polícia Federal na SEMA - Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que já gerou mandados de busca e apreensão e prisão de várias pessoas envolvidas.

Embora a investigação ainda não tenha sido concluída - e a mesma devesse correr em segredo de justiça - na página 7 do mesmo jornal há a foto de cinco deputados, inclusive a minha.

A foto estampada tenta, claramente, induzir o leitor a crer que estou até o pescoço envolvido na fraude da SEMA. O que desminto abaixo.

O jornal publicou a matéria, não fui ouvido e no celular não há qualquer registro de chamada não atendida vinda da redação do Diário.

Já na tarde de domingo, começou no twitter o debate sobre a manchete. Registrei meu quetsionamento sobre o fato de não ter sido ouvido antes da publicação e no início da noite de domingo fui procurado por telefone e concedi duas entrevistas ao Jornal Diário do Pará, aos jornalistas Aline Brelaz e Carlos Mendes. Deverão estar publicadas no jornal desta segunda-feira 7.

Resumidamente, expliquei aos dois jornalistas:

1. Estou na investigação da Polícia Federal por ter sido citado por telefone por pessoas envolvidas no processo da SEMA;

2.Em nenhum momento da investigação fui chamado sequer pra depor na Polícia Federal; nunca houve mandado de busca e apreensão na minha casa e muito menos mandado de prisão contra mim;

3. O que existe no inquérito sou eu atuando como pessoa pública (fui chefe da casa Civil do Governo do Estado) requerendo informações sobre processos de planos de manejos; solicitando celeridade nos processos ou que prefeitos ou associações, por exemplo, fossem recebidos em audiência. Intermediação absolutamente normal a um homem público.

4. Nunca pedi para aprovar qualquer plano de manejo ou licença ambiental para me favorecer econômica e eleitoralmente;

5. Estou à disposição das autoridades policias e judiciais para prestar esclarecimentos a qualquer hora, assim como para a imprensa e à sociedade paraense.

Tenho plena convicção que a ação correta da Polícia Federal em investigar a SEMA (o que sempre contou com total apoio do governo Ana Júlia) está sendo utilizada de forma distorcida para desviar o foco das acusações que ganharam as manchetes de veículos de comunicação do país e que tratam de caixa 2 (caso Cerpasa) e o governo Jatene que desde 2002 vem sendo acusado como ficha suja e com processo no TSE – tribunal Superior Eleitoral. Processos que devem ser julgados neste semestre.

A gestão florestal do Pará é complexa e é assunto que abordarei no plenário da Câmara Federal e neste blog, para travarmos um bom debate não circunscrito apenas ao noticiário policial ou eleitoral.

Conflitos como o existente no PDS Esperança, são apenas a ponta do iceberg da regularização fundiária e da gestão florestal como um todo. Logo, é um assunto que precisa vir para a luz.


Enviado pelo Deputado ao blog.

4 comentários:

Karina disse...

Engraçado o jornal Diário do Pará só não fala das irregularidades cometidas na Administração do alcaide Helder Barbalho. Aqui em Ananindeua a roubalheira é uma roubada só. Ministério Público, OAB e demais segmentos da justiça deveriam investigar as sujeiras em nosso pobre município.

Anônimo disse...

A questão é que Jader está raivoso porque foi varrido do Mapa, ou desculpe-me do Senado, agora quer mostrar serviço para o novo patrão Jatene, e ai estão querendo sujar o Deputado Puty que sempre questionou os Barbalhos.

Evandro Macedo

Anônimo disse...

Jim Macelo Bahia

Nesta tarde de terça-feira 08 de fevereiro,precisamente as 15:26 ,o deputado federal Claudio Puty fez seu primeiro pronunciamento no pulpito da Câmara Federal. Foi um discurso de 20 minutos com aparte de 2 deputados federais, parabenizando-o pelo brilhante pronunciamento. Aos que estavam presentes na galeria do plenario foi uma aula de como se deve defender os interesses do Brasil sem ferir os interesses dos povos da Amazonia. O tempo todo citando ser da Amazonia,do Pará ;Claudio Puty discorreu sobre a necessidade da revisão da Lei Kandir,que sangra a economia dos estados produtores de materia prima (como os amazônicos) em detrimento ao desenvolvimento dos estados exportadores do sul e sudeste somente sobra o prisma do desenvolvimentismo sem levar em conta as populações locais,seu bem estar e o progresso tabém de nossa terra. Claudio Puty foi bastante elogiado por seus colegas parlamentares,que citaram em seus apartes as qualidades academicas e sobre o conhecimento de economia ,cujo deputado Claudio Puty possui e que certamente orientará o debate no interior da Camara federal. Um bom discurso!
Estou muito honrado de ter presenciado esse momento da vida politica do nosso amigo,que certamente trilhará uma bela carreira politica e tem todo o nosso apoio.

Jim Marcelo - Diretor da FENTECT (Trabalhadores dos Correios) em exercicio.

Anônimo disse...

O comentário foi ennviado originalmente ao blog do sr. Puty.

"Bom para que nada paire sobre sua cabeça vamos direto ao ponto:

1- O sr. Cláudio Cunha foi indicado e mantido pelo Marcílio Monteiro, pelo Sr. e pela governadora Ana Júlia?

2- o sr. em algum momento ouviu falar de corrpção na SEMA?

3- O sr. mesmo fora da Casa Civil ainda fez as cobranças de clelridade ou procuração de processos na SEMA?

4- O sr. nenhuma vez cobrou do sr. Giovane (SEMA Santarém) e do sr. Tony Rosa (SEMA Marabá) quantias em dinheiro para a sua campanha?

5- O sr. em algum momento durante a campanha esteve nos gabinetes de Aníbal Picanço e Cláudio Cunha na SEMA?

6- A SEMA era ou não era cota de indicação da governadora ana júlia?

7- Algumas vez o sr. ouviu falar que o pai da governadora tenha negociado, cobrado ou feito algum tipo de pressão sobre os secretários da SEMA para agilizar ou garantir a aprovação de processos na SEMA?

A resposta diligente, clara e contextualizada destas perguntas, certamente, ajudarão a provar ou refutar a sua inocência.

Não concorda?!"