terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Pará não mudou, o PT mudou?

Hoje deu no Jornal O Liberal, que a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, está articulando uma reunião com prefeitos da Região do Tapajós para  um beija mão  com Jatene.  Aqui para bandas de Belém a bancada petistas foi para o beija mão, como conta Jimmy Night no Blog  As Falas da Pólis.

 

Deputados do PT e o "Pacto Pelo Pará", um dia depois do Plebiscito

Bancada do PT-PA firma acordo com Jatene um dia depois do Plebiscito. Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará


No finalzinho do 1º ano do desgoverno de Simão Jatene, como bem disse o deputado Carlos Bordalo em seu blog, com um histórico de ataques à gestão petista (2007-2010) e com a popularidade em baixa, segundo pesquisas, a bancada do PT na ALEPA dirigiu-se nesta segunda-feira fúnebre, ao encontro com a autoridade máxima do Estado, o Excelentíssimo Governador Simão Jatene, com quem dialogou sobre a lei que irá à votação nesta terça-feira (13/12) no legislativo Paraoara, atolado em um mar de lamas de impunidades e desvio de recursos públicos.

Como num filme, com roteiro bem orquestrado, Simão Jatene vai tentando amenizar o efeito de sua desastrada intervenção sobre o primeiro plebiscito ocorrido no Pará e este histórico e belo encontro, deixa no ar uma pergunta: 

Teria sido uma boa ideia a bancada do PT reunir-se com o governador Simão Jatene (PSDB), um dia após o plebiscito sobre a divisão do Pará, o qual tantos desgastes trouxe e ainda trará para seu governo e para sua própria imagem?

Haveria ao PT a necessidade de assinar em baixo de uma taxa de exploração mineral neste momento? 

Por mais que concordemos que as empresas mineradoras, como a Vale do Rio Doce, devem sim, deixar mais recursos financeiros ao Pará, precisava o principal partido de oposição ir até a governadoria do Estado firmar acordo e ouvir de Jatene que estão fazendo parte do "Pacto pelo Pará"?

Quero acreditar que o PT-PA precisa sim, ser responsável com uma política de Estado que esteja acima dos interesses partidários e mostrar-se superior, um partido acima do comportamento adotado pela bancada tucana durante o governo petista de Ana Júlia, mas precisava encontrar-se com quem não deixa um só dia de culpar a gestão anterior por tudo que não fez durante um ano inteiro, justamente no day after ao processo que fragmentou a população paraense? 

Precisa ser um analísta político para concluir que os estrategista de Jatene saberão usar este acordo feito hoje com a bancada petista na ALEPA para revigorar a imagem do governador diante à opinião pública, já que sua taxa de aprovação é baixíssima e que mesmo assim, daqui há alguns meses ele estará em palanques municipais contra o PT?

Leia a matéria publicada na Agência Pará.

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro blogueiro, deixe de ser radical, o tio Jatene Liberou R$ 250 mil de emendas, para cada um dos deputados petistas.

Anônimo disse...

A bem da verdade, não é pq o PT é oposição que deva negar tudo que o Governo mandar para a Assembleia Legislativa, mas tem que ter criterio para dizer não e sim , senão virá algo nebuloso, no caso desta taxa, já sabemos que isso é engodo e que não vai dar em nada.

Anônimo disse...

Esses deputados do PT estão sem orientação estratégica. Apoiar um projeto bisonho desses é um tiro no pé, dado a inconstitucionalidade da referida lei,e, se aproximar de Jatene nessa hora é suicídio político. É uma pena que quanto mais o tempo passe mais nossos parlamentares estreitem a visão, mais se tornem pragmáticos quando deveriam ser visionários. Estamos no ínicio do fim, e o que é pior sem lideranças jovens para suceder esses senhores.

Anônimo disse...

Em vez de Dividir ou Criar algum Órgão, deve-se colocar os Órgãos já Existentes para Inspecionar, Investigar e Condenar os Políticos Corruptos deste Estado, começando dentro dos Próprios Órgãos (TCM, MP E MPF).


Ei, Prefeito de São João de Pirabas, Claudio Barroso do PMDB paga o FUNDEB e Aumenta o Salario do Professor que esta Defasado a quase 3 Anos.

Outra Classe que esta penando é a dos ACS (Agente Comunitário de Saúde), que tiram do próprio bolso para comprar material, que deveria ser dado pelo Poder Executivo, Inclusive esta ficando com a Diferença Salarial dos mesmos.

E os Conselhos que são Obrigados a assinarem as Prestações de Contas, para "bater" com as Notas Fiscais Frias Embutidas pelo Senhora Mariano Roza, Pai do Vereador Tadeu Roza do PMDB, Aquele é Contador e segundo Comentários já arrasou com as Prefeituras de Maracanã e Igarapé Açu.

A Eleição se aproxima e as Classes e o Povo em sua Maioria já esta Informada e Orientada, agora se quiserem PENAR mais 4 Anos.......Deus me livre.