sábado, 14 de abril de 2012

PARA MELHORAR A CIDADE É PRECISO COMBATER À CORRUPÇÃO



            Artigo de    Antonio Carlos Martins Barros*

    Há muitas pessoas que perguntam: por que em Ananindeua há tantos problemas que atingem à vida da população, mas, pouco são denunciados.?

   As angustias das pessoas são tantas: conviver com ruas esburacadas; há pouco espaço nas calçadas para se andar; feiras com péssimo nível de higiene frente ao consumo humano; travessas inteiras sem asfalto. Outros reclamam: meu carro foi guinchado de novo! Ora, todo dia o pessoal do DEMUTRAN multa os motoristas, mas poucas campanhas educativas do trânsito existem. Como se não bastasse, os ônibus coletivos se confundem com micro ônibus de diversas empresas, parece não existirem regras de trânsito na cidade, os semáforos vivem esbandalhados. Enquanto isso acontece, a população padece! Os pontos das paradas são lotados, sem proteção ao sol e à chuva. A pergunta que não quer calar são duas: O que fazer diante desses problemas? Cadê o dinheiro público que não vimos ser aplicado em obras à população, há indícios da prática  corrupção ? 

    Os problemas sociais na área do transporte e saneamento básico que acontecem na cidade de Ananindeua vão ter respostas. Queremos saber os  motivos, lutar para que eles se esclareçam e os serviços melhorarem. Por isso, será lançado o Movimento de Combate à Corrupção na Administração Pública, organizado pelo Movimento de Luta popular – MLP.

   O MLP que é uma organização popular de luta, sedeada em Ananindeua vai buscar por meio de investigação jurídica e por formas criativas de mobilização  saber se o dinheiro público está utilizado corretamente nos investimentos em obras ao povo. Vai às escolas, às universidades e praças com ações teatrais e jogos para chamar atenção das pessoas sobre nível da qualidade dos serviços públicos prestados à população.

  1-Os serviços de transporte- Desconfiamos que as multas aplicadas e o  constante guinchamento dos veículos são gestos abusivos; se os serviços de transporte coletivo são regulamentados e se servem a toda população, principalmente nos bairros mais distantes, onde a maioria do povo mora. Quem controla e fiscaliza esses serviços? O conselho de transporte controla às ações e o dinheiro utilizado nestes serviços?

2- Os serviços de infra estrutura- Desconfiamos se as obras de asfaltamentos estão mesmo atendendo às necessidades do povo, se os serviços de saneamento básico, esgotamento sanitário, previstos no orçamento da prefeitura são de fato realizados e quanto se gasta com estes serviços? Vamos procurar saber quanto a prefeitura está gastando nas obras com o dinheiro do PAC, do governo federal? Se há desvio do dinheiro na execução das obras? Será que está funcionando o Conselho da Cidade que deveria fiscalizar o dinheiro usado nas obras de asfaltamento, limpeza das ruas?   

  O MLP convida a população a entrar nessa luta que objetiva combater a prática da corrupção na administração pública municipal e pretende esclarecer à sociedade sobre o uso devido do dinheiro nas obras e serviços necessários ao bem estar da população. NOSSA LUTA É PARA MELHORAR A CIDADE.

Lançamento do Movimento: 26 DE ABRIL EM FRENTE AO MINISTÉRIO PÚBLICO- BR

PROGRAMÇÃO:

9 H -SESSÃO SIMULADA DO JÚRI POPULAR PARA JULGAR  A PRÁTICA DA CORRUPÇÃO. 

11H- ENTREGA DO DOCUMENTO AO MPE PARA PEDIR INVESTIGAÇÃO AOS INDÍCIOS DA PRÁTICA DE CORRUPÇÃO EM ANANINDEUA. PARTICIPE!

    *É professor Mestre em Educação e Politicas Públicas Educacionais-UFPa

2 comentários:

Abaiti Desentupidora Curitiba disse...

Temos todo o direito de nos revoltarmos com a atual situação de nossas cidades, que se tornaram lugares ausentes da infraestrutura mínima para se ter uma vida "confortável".

Abaiti DEsentupidora Curitiba
http://abaiti.com/

Anônimo disse...

Fundamos em nossa cidade, São Joaquim SC, o Observatório Social, que veio contribuir e somar para que o $ público seja bem aplicado e corretamente. Depois disso muita coisa aconteceu. Ministério Público tem trabalhado exaustivamente para investigar atos ilegais em relação ao que é público, com isso muita gente "boa" está atrás das grades.