Fotos/Silvio Garrido
Via Ascom PMA - Na quinta feira, 1, a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua visitou os moradores da Comunidade de João Pilatos, na ilha de mesmo nome, para continuar com o calendário de vacinação nestas localidades.
O município tem uma região insular que abrange 12 ilhas, sendo nove delas,habitadas. A ilha de João Pilatos é a maior e mais povoada. Possui três comunidades (igarapé grande, João Pilatos e Nova Esperança), onde mais de 90 ribeirinhos já foram vacinados. São idosos acima de 60 anos e, agora, pessoas com comorbidades.
Difícil acesso
Os ribeirinhos têm dificuldade de mobilidade para ir se vacinar na parte continental da cidade e a equipe itinerante da sesau cumpre o papel de levar saúde para locais remotos. Nesta quinta feira, foram 21 idosos vacinados. A quantidade é pequena,porque as equipes vão de casa em casa, ao aportar nas ilhas, seguem trilhas no meio da mata até chegar nos povoados.
A viagem começa por volta das 7h30. A equipe da sesau saiu do Porto do surdo, no Curuçambá e segue o trajeto mais longe da viagem, que chega a durar cerca de uma hora e meia pra ir e outra uma hora e meia pra voltar. Chegando na ilha, é preciso percorrer ainda uma trilha de aproximadamente um quilômetro até chegar nas comunidades habitadas. Ali, a equipe monta um posto e é também vai até a casa dos ribeirinhos que fazem parte dos grupos prioritários. A maioria são idosos acima de 60 anos, alguns acamados.
Silvio Garrido
Nenhum comentário:
Postar um comentário