segunda-feira, 14 de junho de 2010

Artigo de Newton Pereira : MEIA PASSAGEM - UM DIREITO DE TODOS!


Newton Pereira*

Não podemos esquecer que a conquista da meia passagem deu-se através da luta do movimento estudantil, que saiu as ruas de Belém em defesa de seus direitos, enfrentando a repressão imposta pelo Estado. Essa conquista histórica não pode ser vista como algo inexpressivo, mas sim, mostra a força da classe estudantil e o devido respeito que o Estado deve ter com todos os estudantes.

Exigimos o cumprimento do direito integral a meia passagem, conseguido com a prisão de companheiros, sem medo de enfrentar a policia e seus meios de intimidação do povo. A meia passagem é um direito social, que possibilita o estudante chegar até a escola, fazer suas pesquisas, locomover-se para atender suas necessidades básicas de sobrevivência.

A meia passagem não se trata de um benefício assistencial do governo ao estudante, mas é parte do conjunto de ações que visam o sucesso e a permanência do estudante na escola, semelhante a merenda escolar, ao livro didático, o acesso a internet.

Um governo comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população, jamais restringe os subsídios necessários à freqüência regular a escola, de modo que queremos nossos estudantes nas salas de aula, e a meia passagem é uma forma ajudar a mantê-los nesse espaço.

Chega de saber que as estatísticas do crime cada vez mais revelam a baixa faixa etária dos delinqüentes, geralmente, que não estão na escola. A restrição da meia passagem no município de Ananindeua, apenas reforça a progressão desse quadro.

Os estudantes de Ananindeua podem estar certos que contarão com meio apoio, de lideranças políticas e intelectuais, que vivenciaram tal conquista histórica, contra a atitude insensata do poder público municipal, de supressão de um direito conquistado.

A história de luta e conquistas sociais da classe estudantil, não pode ser desvirtuada.

Newton Pereira – professor, advogado, mestrando em Teoria Geral do Direito e do Estado.

Nota do Blog.
Para o internauta entender melhor: O prefeito Helder Barbalho do Município de Ananindeua-Pará, grande Belém) Baixou um decreto que limita o uso da meia passagem (60 por Mês) para os estudantes que residem em Ananindeua nos ônibus que circulam no município . Clique aqui e veja o Decreto

4 comentários:

JUVENTUDE DO CAMPO E DA CIDADE disse...

Parabéns Companheiro Pererinha, você é um orgulho para nossa juventude, Já não posso dizer de alguns "companheiros" que preferem desmobilizar a juventude só porque não tem mais base.

Anônimo disse...

A luta por um mundo melhor perpassar por diversas esferas q englobam o direito do estudante a ter plenitude no seu desenvolvimento escolar. A meia passagem, como disse Nilton, foi uma conquista árdua, mas que hj se tem um grande impacto social.
e que bom q o governo apoiam o movimento estudantil, afinal p PT sempre encabeçou essa causa tão nobre e justa.
Sendo clara, ninguem do movimento estudantil q participou do ato tem cargo, do pt nem da vice-prefeitura
cleópatra

BRUNOCALHEIROS disse...

A SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE PETISTA EM ANANINDEUA, ATRAVES DO SEU COORDENADOR DE MOVIMENTOS SOCIAIS FELICITA O COMPANHEIRO NEWTON PEREIRA PELA VALIOSA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE...

Estudante do Gondim disse...

Obrigado JPT, Rui, NIlton, FAvacho, Filipe da JDS, vocês estão nos apoiando. O estudante precisa disso OKKKKKK.