terça-feira, 10 de novembro de 2009

Frei Beto “Eu estava hospedado no palácio do bispo D. Alberto Ramos.. não dava para ficar na casa de quem apoiava o golpe de 1964"

Ontem (09/11) a XIII Feira Pan-Amazônica do Livro teve um dos seus grandes dias, a palestra com Frei Beto. Muito simpático, o frei dominicano que tem mais de 50 livros publicados deu um banho de alegria, cultura e política. Falou da sua participação na luta contra a ditadura. No dia do Golpe Militar de 1964 Frei Beto estava em Belém participando do Congresso latino-americano de estudantes e saiu fugido da cidade..

-- “Eu estava hospedado no palácio do bispo D. Alberto Ramos, que foi à TV declarar ser solidário ao golpe, ai eu sai de lá, não dava para ficar na casa de quem apoiava o golpe”. Falou sobre sua participação no Fome Zero, sua produção literária que vai da política a livros infantis E defendeu o MST. “ O MST não tinha como fazer aquela filmagem da derrubada dos laranjais, eles afirmam que aquilo foi montado para incriminar o movimento”.

Defendeu que o governo quebre o lobby contra o exercício da profissão dos médicos cubanos e que reconheça o diploma desses profissionais no Brasil. “Saem muitos ônibus de passageiros do Mato Grosso para a Bolívia, para as pessoas fazerem operação de catarata com os médicos cubanos, que são os melhores do mundo nesse tipo de cirurgia ”.

Falou da sua amizade de 30 anos com o presidente Lula. “As criticas que faço ao governo dele não abalam nossa amizade”.

Antecipou seu voto para as próximas eleições: “no 1º turno, voto Marina, e se ela não for ao 2º turno, ai voto Dilma”.

Para o Frei, a XIII Feira Pan-Amazônica do Livro é um evento importante para estimular a leitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens.
Qdo voce posta matérias interessantes como essas com Frei Beto e Emir Sader fico entusiasmado.
Porque é exatamente isso que procuramos em um blog, informação de boa qualidade, cultura e assuntos interessantes.
O diabo é quado colocas essas picuinhas insuportáveis do PT com personagens que nem conhecemos porque não sou do PT e não estou interessado nessa luta fraticida de voces.
Tb penso ser extremanente anti ético bater até sangrar a vice, ela sempre foi uma militante de valor.
Trabalhei na Alepa e ela foi otima deputada, assim como Araceli e Regina Barata.
Hoje trabalho na Prefeitura e é voz corrente que é a única a ter chance no PT para concorrer ao cargo majoritário, não se iluda com os demais.
Em 2012 vem chumbo grosso, Chicão, Danúbio, Fábio Filgueiras que disse não mais esperar pelo PT e será alternativa.
Para aguentar esses e outros candidatos o PT só tem chance com a moça.